O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 10/08/2016

Igreja de Santa Teresa de Jesus da Ordem Terceira do Carmo

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) desde 22 de julho de 1938. Sua arquitetura exala beleza e delicadeza.
Data de publicação: agosto 10, 2016

Município: João Pessoa – PB

Endereço: Praça Dom Adauto, Centro Histórico da Capital.

Ano de construção: 1777

A Ordem Religiosa dos Carmelitas chegou ao Estado da Paraíba provavelmente no ano 1591, junto com os beneditinos, franciscanos e jesuítas, com o objetivo de evangelizar e catequizar os índios.

Concluída no século XVIII pelo Frei Manuel de Santa Teresa, a Igreja de Santa Teresa é anexa à Igreja de Nossa Senhora do Carmo, diferindo desta por ter proporções menores e riqueza de detalhes. Sua arquitetura exala beleza e delicadeza, apresentando uma particularidade quanto ao seu plano, que é diferente do das demais ordens: os quatro cantos da nave são chanfrados, o que lhe confere a forma octogonal.

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) desde 22 de julho de 1938, a igreja encanta pessoenses e visitantes de vários lugares pela singularidade presente em cada detalhe.  As talhas da capela-mor bem executadas e quase todas cobertas de ouro, as colunas helicoides com folhas estilizadas de acanto obedecem ao estilo da igreja principal da Ordem Carmelita e o forro do teto em abóbada ogival, contando episódios da vida e morte da grande reformadora do Carmo são os principais destaques.

No centro abre-se uma gigantesca rosa de pétalas douradas, de onde saem diversos raios que se dividem em triângulos, no meio dos quais ressaltam bustos de santos da ordem embutidos na madeira. A sacristia tem cômoda de jacarandá com nicho aberto ladeado de ornatos, dois armários laterais divididos em escaninhos com portinholas (de grande valor artístico) e pia de pedra talhada, instalada em um compartimento especial.

É utilizada para culto religioso católico e é local de funcionamento da Ordem Terceira dos Carmelitas.

Fontes:

http://www.panoramio.com/photo/83672714

http://seturjp.ew3.com.br/pontos-turisticos/igrejas/

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/349/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *