Município: João Pessoa – PB
Endereço: Praça Dom Adauto, Centro Histórico da Capital.
Ano de construção: 1777
A Ordem Religiosa dos Carmelitas chegou ao Estado da Paraíba provavelmente no ano 1591, junto com os beneditinos, franciscanos e jesuítas, com o objetivo de evangelizar e catequizar os índios.
Concluída no século XVIII pelo Frei Manuel de Santa Teresa, a Igreja de Santa Teresa é anexa à Igreja de Nossa Senhora do Carmo, diferindo desta por ter proporções menores e riqueza de detalhes. Sua arquitetura exala beleza e delicadeza, apresentando uma particularidade quanto ao seu plano, que é diferente do das demais ordens: os quatro cantos da nave são chanfrados, o que lhe confere a forma octogonal.
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) desde 22 de julho de 1938, a igreja encanta pessoenses e visitantes de vários lugares pela singularidade presente em cada detalhe. As talhas da capela-mor bem executadas e quase todas cobertas de ouro, as colunas helicoides com folhas estilizadas de acanto obedecem ao estilo da igreja principal da Ordem Carmelita e o forro do teto em abóbada ogival, contando episódios da vida e morte da grande reformadora do Carmo são os principais destaques.
No centro abre-se uma gigantesca rosa de pétalas douradas, de onde saem diversos raios que se dividem em triângulos, no meio dos quais ressaltam bustos de santos da ordem embutidos na madeira. A sacristia tem cômoda de jacarandá com nicho aberto ladeado de ornatos, dois armários laterais divididos em escaninhos com portinholas (de grande valor artístico) e pia de pedra talhada, instalada em um compartimento especial.
É utilizada para culto religioso católico e é local de funcionamento da Ordem Terceira dos Carmelitas.
Fontes:
http://www.panoramio.com/photo/83672714