Município: Poço José de Moura – PB
Ano de Fundação: 07 de outubro de 2004
Formação atual: 30 membros nas áreas da música, dança, cultura popular, teatro, poesia e artesanato. Tem como coordenadora a Professora Ana Neiry Moura Alves, e uma das integrantes é a estudante Ana Raquel Feitosa Ferreira, filha da gestora da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF), professor Francisco Cassiano Sobrinho, Ana Maria Batista Feitosa.
Contatos: (83) 3564-1085 / 99654-8299 / 99655-1114
Estilo Musical: O grupo trabalha com representações folclóricas de danças típicas das regiões Norte e Nordeste como: xaxado, xote, baião, araruna, frevo, coco, ciranda, caboclinho, xerém, bumba meu boi, carimbó e lundu.
A Cia de Dança Pisada do Sertão foi criada através de um projeto social, com o objetivo de trabalhar o resgate cultural de raízes folclóricas, associado à busca do resgate da autoestima e como forma de inclusão social dos jovens da cidade que viviam na ociosidade e em situação de exclusão social.
É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com a finalidade de representar, incentivar, fomentar e congregar os artistas das diversas atividades culturais da cidade de Poço de José de Moura e região.
Seus integrantes desenvolviam ações na área cultural e necessitavam de uma entidade formalizada onde garantisse a autonomia cultural, artística e administrativa visando o desenvolvimento artístico-cultural aos seus membros e toda comunidade.
Em maio de 2007, a associação foi formalizada, como proposta dos integrantes do Grupo de Xaxado Pisada do Sertão, A ACPS é formado por 30 membros na qual desenvolvem atividades na área da música, dança, cultura popular, teatro, poesia e artesanato. Tem como público alvo, crianças, jovens, adultos e idosos, na comunidade carente na sede do município de Poço de José de Moura.
A instituição apesar de ser recentemente fundada, destaca-se em todo cenário Sertanejo e Nordestino pela sua importância para a comunidade na qual atua, visto que já recebeu várias homenagens pela sua atuação na promoção de ações culturais diversificadas, criativas e inovadoras junto à comunidade, algumas já haviam sido iniciadas pelo grupo Pisada do sertão e outras foram idealizadas desde a sua fundação.
Desde 2004 os jovens que fundaram a ACPS – Associação Cultural Pisada do Sertão vem desenvolvendo ações socioculturais na comunidade, estas ações beneficiam a todos por seu poder de transformação. O resgate dos valores históricos muitas vezes adormecidos foi um dos primeiros passos para garantir a auto estima de todos os envolvidos.
O grupo já se apresentou em vários estados do Norte e Nordeste Brasileiro. No ano de 2009 os integrantes ampliaram sua atuação nas danças folclóricas, e assim formou um espetáculo que contempla as danças do Norte e Nordeste brasileiro como xaxado, xote, baião, araruna, frevo, coco, ciranda, caboclinho, xerém, bumba meu boi, carimbó e lundu.
A Associação Cultural Pisada do Sertão participou de 25 a 31 de agosto de 2014, na cidade de Pirenópolis – GO do Festival Internacional de Folclore e Artes Tradicionais (FIFAT). O festival foi promovido pela Prefeitura Municipal de Pirenópolis e a Universidade Estadual de Goiás.
No dia 26 de agosto o grupo Pisada do Sertão representou o Estado da Paraíba. Nos dias do evento apresentaram-se grupos como Ballet Senderos (Argentina); Elenco Folclórico Municipal de San Alberto (Paraguai); CTG Lalau Miranda (RS); Balé Folclórico da Amazônia (PA); Grupo TakinaIteAhi (Chile); GrupoMérken (Chile); Grupo Vidovo (Eslovênia); Grupo Imagenes Del Perú; Tropeiros do Litoral (SC); Balé Brasil Central (GO); Balé Negras Raízes (GO); Professor Bariani Ortêncio; Professora Cristina Bonetti; Musical Brasil Central (GO); Grupo Bumba meu Boi de Axixá (MA); Ballet Folclórico Imagenes Del Peru; Grupo Raízes Nordestinas (CE); Elenco Folclórico Municipal de San Alberto (Paraguai) e CTG Lalau Miranda (RS).
A Cia. Pisada do Sertão foi o único representante do Estado da Paraíba, e para isto preparou um espetáculo que melhor representasse as tradições culturais do nordeste e principalmente do sertão paraibano. Os jovens poçomourenses apresentaram em Pirenópolis – GO o espetáculo “Nordeste, seus cantos, recantos e encantos” que é composto por três blocos de danças: Xaxado, frevo e xerém; Ciranda, coco, pau de fitas e cavalo marinho; Xote, baião, mazurca, Araruna, reisado e bumba meu boi. No dia 28 de agosto o grupo foi recepcionado em Brasília pela Ministra da Cultura, Marta Suplicy.
Ao final da apresentação o Grupo Cultural Pisada do Sertão foi convidado pelo representante do Brasil do Conselho das Organizações de Festivais de Folclore e Arte Popular (CIOFF) para participar do Festival Internacional de Folclore e Artes Tradicionais que ocorreu em março de 2015 no Paraguai como Grupo representante oficial do Brasil. O Conselho das Organizações de Festivais de Folclore e Arte Popular (CIOFF) é um parceiro oficial da UNESCO.
A Associação Cultural Pisada do Sertão tem como parceiros o Centro Cultural Banco do Nordeste através da realização mensal do programa arte retirante na cidade de Poço de José de Moura, o SEBRAE através do setor de cultura, no qual apoia o deslocamento do grupo para eventos fora do Estado do Paraíba e promove capacitações e treinamentos na área cultural e a Prefeitura Municipal de Poço de José de Moura, através das Secretarias de Ação Social e de Educação.
Fontes: