O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Aliança Francesa promove exposição de fotógrafo paraibano

Abre nesta quarta (14) a exposição Alma Passageira do fotógrafo paraibano Saullo Dannylck, às 19:30 horas, no hall da Aliança Francesa, dentro do projeto Jovens Talentos da Paraíba. São 30 fotos no tamanho 35 x 40 cm produzidas nos primeiro anos em que Saullo atuou como fotógrafo. A aliança Francesa busca com este projeto proporcionar a difusão de artistas do estado, proporcionando dua primeira exposição na capital. A exposição fica aberta ao público até o dia 4 de novembro.

“Os signos do sertão estão muito presentes na minha memória afetiva. Me conectam a um passado que não conheci efetivamente, mas que ouvi muito através dos meus pais e avós. Assim, são uma busca por algo, um tempo que não vivi”, confessa o artista que tem nessa região e sua gente a matéria prima do seu trabalho. Cada foto tem uma história e Saullo diz conhecer cada pessoa pelo nome. O que é singular no trabalho do fotógrafo é o retorno. Ele leva aos locais onde foram tiradas parte deste ensaio, expondo nas feiras livres e registrando o feedback das pessoas retratadas em um novo retrato, em pose mais solene, cheia de altivez, desta vez com orgulho de ser eternizado numa fotografia emoldurada. O fotógrafo “rouba sua alma” para depois a devolver plena de aura. Esse material vais ser publicado em livre, já na fase de editoração e com título homônimo, ainda este ano, pelo Fundo de Incentivo à Cultura (FIC).

Saullo documenta poeticamente os signos sertanejos arcaicos em via de desaparecimento, aquilo que lhe é já “quase estranho”: costumes, trajes, poses, gestos, utensílios, ferramentas, paisagens etc. É o homem em seus habitat, na maioria das vezes posando para o fotógrafo. Nada mais revelados que a pose. Nela o sujeito coloca o melhor de si, concretizando suas fantasias, seu imaginário. O retrato é uma fonte inesgotável de poses e trejeitos. Nela o retratado se faz sujeito ativo de seu universo, ou pelo menos se esforça para isso, pois permite se deixar ver pelo olhar perscrutador do fotógrafo e a posteriori pelos olhares curiosos do público.

É a primeira vez que Alma Passageira é exposta na capital paraibana. Ela foi apreciada, recentemente, em Punta Arenas, cidade do extremo Sul do Chile, como parte da 9ª Muestra de Cine Polo Sur Latino Americano, entre os dias 27 de julho e 2 de agosto deste ano. No ano passado Dannylck levou sua exposição para a 5ª Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano 2014, na Casa da Fazenda Acauã, no município de Aparecida, e para a livraria Nobel, em Campina Grande, como parte das atividades do IX Comunicurtas – Festival de Audiovisual de Campina Grande. A ideia do fotógrafo é fazer circular a exposição por mais cidades do estado e fora dele.

Além desta, Saullo Dannylck já teve outras exposições individuais sendo a primeira O legado da luz Senhoras e senhores, expostas em 2012 no Centro Cultural BNB, em Sousa e Metanoia, exposta no Campus da UFCG de Sousa, em 2013.

Confira algumas fotos da exposição.

 

Serviço:

Data da abertua: 14 de outubro

Hora: 19:30 horas

Local: Aliança Francesa – Avenida General Bento da Gama, 396, torre

Mais informações: (83) 3222-6565

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *