Localização: Localiza-se na microrregião de Guarabira e na Mesorregião Agreste Paraibano do Estado da Paraíba.
Área territorial: 80 km²
População / IBGE / 2014: 10.540 habitantes.
Gentílico: Pirpiritubense.
Limites geográficos municipais: Guarabira, Belém, Borborema, Pilõezinhos, e Sertãozinho.
Distância da capital João Pessoa: 80 km da capital.
Acesso a partir de João Pessoa: Rodovias BR 101/PB 057/PB 073.
Data da emancipação política: 4 de dezembro
Configurações geomorfológicas: O município de Pirpirituba está inserido na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, formada por maciços e outeiros altos, com altitude variando entre 650 a 1.000 metros. Ocupa uma área de arco que se estende do sul de Alagoas até o Rio Grande do Norte. O relevo é geralmente movimentado, com vales profundos e estreitos dissecados. Com respeito à fertilidade dos solos é bastante variada, com certa predominância de média para alta.
Altitudes: Variando entre 650 a 1.000 metros.
Vegetação: A vegetação desta unidade é formada por Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, próprias das áreas agrestes.
Hidrografia: O município encontra-se inserido no domínio da bacia hidrográfica do Rio Mamanguape. Seus principais tributários são: o Rio Guarabira, além dos Riachos: Cacimba, do Padre, Bananeiras, Muquém, do Peixe e Pau d’Arco. Os principais corpos de acumulação são os açudes Pirpirituba (5.666.188m3) e Catavento.
Clima: Tropical Chuvoso, com verão seco. A estação chuvosa se inicia em janeiro/fevereiro com término em setembro, podendo se adiantar até outubro.
Economia: Depende basicamente da movimentação das verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e outras arrecadações como Imposto de Circulação e Mercadorias e sobre prestações de Serviços (ICMS). Contudo, ainda se apoia na agricultura com o cultivo de culturas de subsistência como o milho e o feijão, na pecuária com a criação de rebanhos bovinos, caprinos, ovinos e suínos, e no pequeno comércio, que é constituído apenas de algumas mercadorias, na maior parte do ramo alimentício.
História do município: O município de Pirpirituba deve o seu topônimo, segundo os estudiosos do assunto, a corruptela da palavra tupi-guarani “Peri-peri-tuba” que significa “onde nasce o junco” em face da abundância dessa ciperácea na região.
Situado no território onde originou o município de Guarabira, do qual foi parte integrante, Pirpirituba foi das primeiras áreas a serem percorridas pelo homem branco, portugueses e holandeses, estes por volta de 1641, em busca das riquezas da serra de Cupaoba situada na mesma região. Pouco se sabe em relação à evolução histórica do município.
Sabe-se, porém, que os fazendeiros Luiz Correia de Melo e Lourenço Cordeiro, pela segunda metade do século XIX, estabeleceram em suas fazendas os primeiros núcleos populacionais, sob a toponímia de Pirpirituba, que rapidamente se desenvolveram, graças ao cultivo e ao comércio do algodão.
A povoação foi elevada à categoria de vila em 1938, apesar de ser distrito de Guarabira desde 1892, até ser emancipado em 1953.
Eventos turísticos: Bregatuba, São João, Festa de São Sebastião, Micatuba, Festa de Nossa Senhora do Rosário, Emancipação Política.
Atrações Turísticas Naturais: Cachoeira do Roncador, Serra da Juremas, entre outras.
Patrimônio arquitetônico / cultural material: Igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário.
Equipamentos culturais / turísticos: Cachoeira do Roncador, Serra da Jurema, Espaço Lazer, Área de Lazer Novo Horizonte, Fonte Cristalina, e outros.
Fontes:
http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/paraiba/pirpirituba.pdf
http://pirpirituba.pb.gov.br/pirpirituba/historia.php
http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/paraiba/relatorios/PIRP142.pdf
www.cidade-brasil.com.br/municipio-pirpirituba.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pirpirituba
http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/paraiba/relatorios/PIRP142.pdf
http://www.ferias.tur.br/informacoes/5033/pirpirituba-pb.html#