Município: João Pessoa – PB
Ano de Fundação: 2006
Formação Atual: 16 alunos de diversos cursos de graduação da UFPB.
Coordenador: Professor Dr. Marcelo Bulhões
Estilo Musical: Danças Populares Brasileiras
Local: Universidade Federal da Paraíba
Contato: (83) 98852-2867 (Coordenador/ Prof. Dr. Marcello Bulhões)
E-mail: bulhoesmarcello@gmail.com / thercles.skinny@gmail.com (Thercles Silva) / amanda.ecomusic@hotmail.com (Amanda Nóbrega).
Prêmios:
Selecionado para o aldeia SESC nacional /2008, entre os 10 melhores grupos de dança.
Vencedor do edital BNB 2009 de grupos para circulação cultural em seus centros.
Vencedor do edital BNB 2010 de grupos para circulação cultural em seus centros.
Classificado entre os 10 melhores grupos de dança do Festival da aldeia / SESC Nacional.
Selecionado na programação oficial da 62ª SBPC /CIENTEC – 2010
Selecionado Nacional no edital PROEXT-2010- MEC-SESU.
Selecionado na programação oficial do XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB-2010.
Vencedor do edital FMC 2010.
Classificado em 1° Lugar Nacional no edital PROEXT 2011- MEC-SESU
O Grupo Imburana é um grupo de danças e estudos da cultura popular brasileira. Criado em outubro de 2006, partiu das experiências e demandas dos alunos da Disciplina Danças Populares Brasileiras (ministrada pelo professor Dr. Marcelo Bulhões) com o objetivo de afirmar-se como grupo atuante no cenário da cultura popular paraibana.
Atualmente o grupo se constitui como projeto permanente de extensão universitária vinculada ao (LEPEC-DEF-UFPB), com ensaios abertos ao público e gratuitos, nas dependências do ginásio de ginástica da UFPB, as segundas, terças e quartas-feiras das 18h às 20h:30min. O grupo aceita novos integrantes, e espera sempre uma participação maciça das comunidades nas quais se apresenta.
Através de estudos, visitas, cursos e participações diretas junto às manifestações da cultura popular, principalmente nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Maranhão, o Grupo Imburana tem como objetivos aproximar e divulgar a cultura popular em diferentes meios sociais, proporcionando e socializando informações textuais, artísticas e acadêmicas a respeito da diversidade da cultura popular brasileira, e em especial, a nordestina.
A ação prática se dá por meio de apresentações de danças populares em espaços variados (públicos e/ou privados), apresentação de seminários, palestras, produção científica, e cobertura fotográfica e videográfica dos eventos e dos grupos de cultura popular. Também fornecem apoio institucional a grupos da cultura popular carentes de logística, divulgação e fomento.
Com mais de 90 apresentações em distintos espaços públicos e privados e estados do nordeste do Brasil, nestes três anos e meio de trabalho, foram selecionados recentemente em concurso nacional de difusão de danças populares brasileiras promovido pelo BNB em 2009 e 2010.
Junto à Extensão da UFPB, tendo atuado com dezenas de entidades educacionais do Estado da Paraíba, com o apoio dos editais do PROEXT de 2011 e 2012, ao qual venceram em 1° Lugar Nacional.
Em 2012, foram oferecidas 16 bolsas, sendo seis destinadas para musicistas e todas destinadas a estudantes de cursos de graduação matriculados e com frequência regular na UFPB. O requisito era que o estudante tivesse conhecimento em danças populares. Outro fator preponderante para os musicistas é que eles tivessem conhecimento intermediário ou avançado da área. As vagas oferecidas foram para Percussão, Violino, Sanfona, Sopros e Canto. As inscrições foram feitas no Departamento de Educação Física no Centro de Ciências da Saúde no Campus de João Pessoa.
Fontes:
https://www.blogger.com/profile/05550111633030441561
http://imburanaculturapopular.blogspot.com.br/p/historico-do-grupo.html
http://www.ufpb.br/content/ufpb-seleciona-bolsistas-para-o-grupo-de-dan%C3%A7as-imburana