Município: Pombal – PB
Endereço: R Joao Felix De Frana, s/n. Nova Vida.
Presidente da Associação: José Ribeiro da Silva
Contato: (83) 3431-1639
A comunidade quilombola dos Daniel se trata de um quilombo urbano, situado numa rua íngreme conhecida como a Rua dos Daniel. Em conjunto com a Comunidade Quilombola dos Rufinos, com quem tem estreitas relações de parentesco, testemunhou as origens da escravidão dos negros africanos neste território.
Certificada como remanescente de comunidade quilombola pela Fundação Cultural Palmares, o suor e o sangue de seus ancestrais se entrelaça a história e ao desenvolvimento da cidade de Pombal. Depois de muitos anos de esquecimento e exclusão, estas comunidades afrodescendentes recomeçaram sua luta por visibilidade no cenário público pedindo, embora de forma ainda acanhada, o reconhecimento dos seus direitos por muitos anos negados.
Dentre suas tradições, destaque para “Os Negros dos Pontões”. Empunhando seus pontões enfeitados de fitas multicoloridas os participantes entram em cena dançando com passos ritmados e marcados por uma feição quase ameaçadora e guerreira.
No entanto, se trata de uma dança folclórica e as lanças mais se parecem com aspersores abençoando os participantes do que instrumentos de ameaça. Esta tradição tem origem nas festividades promovidas pelas irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, devoção mariana que no Brasil colonial sempre foi uma característica da comunidade negra.
Fontes:
http://quilombosdaparaiba.blogspot.com.br/2013/06/os-negros-dos-pontoes.html