Naturalidade: Piancó-PB
Atividade artístico-cultural: Aboiador, Repentista e Animador de festas.
Val Aboiador, filho de sertanejos, começou a aboiar na sua infância, com seu pai tangendo a boiada nos verdes campos festejantes e na caatinga nordestina na cidade de Piancó, lá na fazenda Mancanira de José Fárias. “Quando eu menino nessa fazenda aqui andando, papai ia tangendo a boiada, eu atrás subiando, por isso aprendi aboiar depois de tantos anos”.
Val comenta “Nunca imaginei chegar aonde cheguei. Sou filho de sertanejos, filho e neto de vaqueiro, somos vários irmãos o único aboiador da família, mas a minha família é tradicional de vaqueiros e aboiadores. A vaquejada, a cavalhada, ao repente e isto graças a Deus me orgulha muito”.
Como profissional, tendo como padrinho ninguém menos que o seu velho Pai que o incentivou bastante, e até hoje é o seu grande inspirador, ainda não gravou seu primeiro disco (CD), mas espera um patrocinador para que ele possa realizar esse seu sonho.
Val fala com orgulho da sua carreira de Aboiador, repentista e animador de festas. Ele já foi locutor de vaquejada, e percorreu o Brasil a fora, e voltou a sua terra natal para eternizar na sua história em Piancó. Dizendo-se feliz e realizado na sua ânsia de dá continuidade à sua carreira artística. Val Aboiador desabafa “estou sofrendo muito na tentativa de gravar o meu primeiro CD por eu ser de família humilde, e meus recursos são insuficientes para realizar este sonho”.
Fonte: