O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Jovens músicos da Paraíba terão aulas com integrantes de projeto venezuelano

É em uma atmosfera de transformação e consolidação social, através da música, que João Pessoa vai receber, nesta quinta-feira (29), o III Festival Internacional de Música Clássica. O Festival que contará, entre outras atrações, com a presença de cinco musicistas de cordas do projeto venezuelano El Sistema, tem sua abertura, às 10h, na Igreja São Francisco, Centro Histórico da capital.

A presença dos músicos Venezuelanos, na edição 2015 do evento, vem carregada de um valor simbólico e, ao mesmo tempo, encorajador. Além de tocar no primeiro dia, o grupo composto por Ely Navarro, Jorge Eduardo Arcay, Norma Ysmelda Molina, Rafael Angel e Heidi Carolina Mononta desenvolverão uma série de workshops intensivos com os 94 alunos instrumentistas do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB).

O momento servirá para que o quinteto conheça o trabalho desenvolvido com os meninos e ensaie o repertório para o concerto da quinta. “Trata-se de oficinas de formação para conhecer e se apropriar cada vez mais do método pedagógico adotado pelo El Sistema. Pela manhã, as aulas serão voltadas para os professores do projeto e, à tarde, os venezuelanos estarão focados em atividades práticas com os alunos e professores no desenvolvimento da dinâmica do trabalho de uma orquestra”, detalha Fiorella Solares, coordenadora nacional da Ação Social pela Música do Brasil, que estará em João Pessoa, acompanhando a delegação de músicos venezuelanos.

O projeto Ação Social pela música do Brasil existe há 20 anos no Brasil, inspirado pelo seu irmão mais velho, o El Sistema, criado na Venezuela por José Antonio Abreu, em 1975. Ambos surgem, em seus respectivos países, como fomentadores de cultura e utilizando a música como vetor de transformação social. Os sistemas consistem em um modelo de ensino e abordagem pedagógica da música clássica, com acesso gratuito as camadas mais carentes da sociedade. Em João Pessoa o projeto é mantido pela Prefeitura Municipal, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope) e com patrocínio da Petrobras.

 


Via Secom PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *