O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Após a MITpb, João Pessoa recebe 6ª Mostra de Teatro de Grupo

Após a Mostra Internacional de Teatro (MITpb), que teve sua segunda edição em outubro deste ano, com programação em sete cidades paraibanas, incluindo João Pessoa, a capital do estado vai receber mais um evento de peso na área. Trata-se da 6ª MTG – Mostra de Teatro de Grupo, que acontece de 02 a 08 de novembro, em diferentes pontos da cidade. A ação é promovida pelo Grupo Ser Tão Teatro e tem patrocínio da Caixa Cultural.  

A programação conta com seis grupos apresentando dez peças e promovendo atividades variadas como debates, aula-espetáculo, oficinas, rodas de conversas, performances, além do lançamento de um documentário sobre a turnê realizada pelo Grupo Ser Tão Teatro na região Norte. Entre as companhias selecionadas estão  Clowns de Shakespeare (RN),Grupo Bagaceira de Teatro (CE), Carroça de Mamulengos, Grupo Magiluth (PE) e Cirquinho do Revirado – Grupo de Teatro (SC) foram os destaques das edições passadas. Este ano é a vez do Quatroloscinco Teatro Do Comum de Minas Gerais, que trará para a cidade os espetáculos “É só uma formalidade”, “Outro Lado”, “Humor” e “Get out!”

A Mostra de Teatro de Grupo traz ainda espetáculos do estado da Paraíba, no desejo de fortalecer e dar também visibilidade à cena local. Entre os grupos paraibanos, estão Grupo Teatral Sala Verde, Grupo Teatral Boca de Cena e Bigorna. A atração internacional fica por conta dos nossos hermanos, do grupo argentino Compañía Nacional de Fósforos, que trará para a capital os espetáculos “Alonso y Aguirre” e “Asado de Platón”.

A MTG acontece desde 2008 numa verdadeira militância pelo teatro de grupo. Na programação são sempre priorizados coletivos que desenvolvem pesquisas continuadas, e a cada edição um grupo traz o seu repertório completo para que o público possa acompanhar sua trajetória de trabalho.

Em sua sexta edição, a MTG vai ocupar diversos espaços da cidade, a exemplo do Centro Cultural Piollin, da Cosmopopeia, do Espaço Paralelo e da comunidade do Porto do Capim, todos localizados no Centro Histórico; e dos teatros Paulo Pontes e Ednaldo do Egypto, importantes e tradicionais locais para as artes cênicas em João Pessoa.

O desejo em comum de ocupar e fortalecer as ações artístico-culturais no território criativo do Centro Histórico uniu a Mostra de Teatro de Grupo e o Festival Mundo, que acontecerá no mesmo período de 02 a 08 de novembro. Programações e espaços compartilhados como forma de impulsionar as grades de programação dos dois eventos e na vontade de ampliar as redes de cooperação entre os coletivos artísticos da cidade.

Confira a programação completa da 6ª MTG – Mostra de Teatro de Grupo:

DIA 02

20h

Espetáculo: O ano em que sonhamos perigosamente (Foto da matéria)

Grupo Magiluth (Recife – PE)

Local: Teatro Paulo Pontes

“Essa coisa que eu fiz, dizem que vem dos gregos. É tipo… uma coisa. Tem beleza. É uma coisa que uma pessoa, ou um grupo de pessoas, fazem para outra pessoa, ou para outro grupo de pessoas. Pode ser algo planejado, ou algo inventado na hora. Essa coisa que você faz para o outro, tem que ser algo com o objetivo de apresentar uma situação e despertar sentimentos e reflexões. Dizem que vem dos gregos. Ah, essa coisa também pode ser o lugar onde se desenvolve isso. Esse tipo de coisa com beleza.”

DURAÇÃO: 1h15min

FAIXA ETÁRIA: 16 anos

DIA 03

18h

Espetáculo: Merclowndorias

Grupo Sala Verde (João Pessoa – PB)

Local: Praça do Quenquém – Porto do Capim

A peça conta a história de duas feirantes que oferecem aos clientes objetos mágicos capazes de mudar o mundo. O enredo ocorre em uma feira popular, onde duas personagens travam uma disputa acirrada. Madalena Amoxilina e Isabel Mocotofino, brigam pela posse de uma lona para vender seus produtos miraculosos. Um acordo é firmado: vencea comerciante que conseguir vende a primeira mercadoria. Que comece a disputa! Que vença a melhor!

DURAÇÃO: 35 minutos

FAIXA ETÁRIA: Livre

19h

Exibição do Documentário “Cartas ao Norte” (Dir.: Arthur Lins, 2014, 1h)

Espaço Paralelo

Um grupo é um coletivo de vontades ou individualidades que se coletivizam? Documentário dirigido por Arthur Lins durante a passagem do grupo Ser Tão Teatro de João Pessoa-PB por 11 cidades dos 7 estados da região Norte, um olhar sincero sobre a turnê “Flor de Macambira no Norte” realizada entre os meses de janeiro e fevereiro de 2014.

DIA 04

20h

Espetáculo: Esparrela

Grupo Bigorna (João Pessoa-PB)

Local: Espaço Paralelo

Esparrela conta a relação do urubu Arquimedes e seu adestrador Manuel, que para entrar na cidade da qual foi expulso, resolve ensinar a ave a dançar para impressionar as pessoas daquela cidade. Desta relação surge uma amizade que se encerra com a morte de Manuel e o ressurgimento dele em sua ave adestrada. Em síntese, o espetáculo traz a relação do homem consigo mesmo, com o seu alter ego. Nietzsche nos fala que “O homem é uma corda atada entre o animal e o além homem – uma corda sobre o abismo” A encenação tem como proposta a simplicidade, onde um ator conta para a platéia esta relação de forma muito intima e visceral, nos fazendo lembrar os fabuladores e contadores de histórias tão presentes na nossa tradição oral.

DURAÇÃO: 45 minutos

FAIXA ETÁRIA : Livre

DIA 05

15h

Espetáculo: Iê, Malungo

Cia. Boca de Cena (João Pessoa-PB)

Local: Teatro Ednaldo do Egypto

“Iê Malungo” nasceu do trabalho de pesquisa da Cia Boca de Cena em diálogo com outras linguagens artísticas, em especial as praticadas no estado da Paraíba por alguns grupos locais. É um espetáculo de teatro de bonecos que utiliza duas formas de manipulação (manipulação direta e luvas) e conta a história de uma criança muito curiosa que vive a perguntar sobre as suas origens. E para descobrir um pouco de sua história cultural, ela pede ajuda ao seu velho amigo, um Mestre Griô, detentor de grande sabedoria popular e que através de sua experiência de vida, ensina ao menino tudo que aprendeu em sua infância e juventude. Levando o público a vivenciar e conhecer vários elementos da cultura popular brasileira, a partir de um universo lúdico e cheio de surpresas. No espetáculo são trabalhadas três expressões tipicamente brasileiras, são elas a Capoeira, o Maculelê e a Ala-ursa.

+

Aula-Espetáculo com a Cia. Boca de Cena

Público-alvo: alunos da rede municipal de ensino

A Cia. Boca de Cena de João Pessoa-PB leva para alunos da rede municipal de ensino uma aula-espetáculo lúdica e interativa sobre os processos de criação do espetáculo Iê, Malungo. Os alunos serão convidadas a entrar no universo das culturas populares, através dos principais elementos pesquisados e explorados pelo espetáculo. Um momento em que o teatro de bonecos, a capoeira, o maculelê e ala – ursas de carnaval farão parte de uma grande roda de saberes.

20h

É só uma formalidade

Grupo 4los5 (Belo Horizonte-MG)

Local: Espaço Paralelo

“No ringue das relações humanas, há sempre o risco de ir a nocaute. A gente pode abandonar certas coisas. A gente pode inventar. Afinal, a vida não é bonita o bastante.” Ao receber a notícia da morte do pai, um homem é obrigado a retornar ao seu passado e enfrentar suas próprias frustrações. Enquanto isso, um casal acaba de se mudar e entre caixas, cheiros e um pedido de divórcio velado, a mulher espera que o marido se lembre de mais um aniversário de casamento. Tratadas com ironia e sensibilidade, estas duas situações revelam o vazio e as fragilidades que há por trás dos rituais do mundo civilizado.

DURAÇÃO: 60 min

FAIXA ETÁRIA: maiores de 12 anos

DIA 06

9 às 12h/14h às 17h

Oficina de contação de histórias

Público-alvo: Professores e adultos em geral

Local: Ponto de Cultura – comunidade do Porto do Capim

O ator e diretor Heráclito Cardoso do Grupo Sala Verde de João Pessoa-PB leva para professores da Comunidade do Porto do Capim e demais adultos e arte-educadores interessados, a oficina de Contação de histórias, com carga horária de 6 horas. O foco dessa oficina é apresentar técnicas e procedimentos para a apresentação e desenvolvimento de histórias com crianças. A partir de exercícios que estimulam a criatividade e a oralidade, os educadores experimentam diversas formas de trabalhar com esta arte milenar em suas práticas pedagógicas.

As inscrições serão feitas através do email oficinasertao@gmail.com ou no link do Festival Mundo: https://docs.google.com/…/1lwIk5faLp_jjgKB8Rho4WB…/viewform…

18h

Alonso y Aguirre

Cia Nacional de Fósforos (Argentina)

Local: Espaço Paralelo

Havendo derrotado os dois maiores impérios da América, a coroa espanhola se faz presente sobre a terra toda e Carlos V é dono de um reinado onde nunca se põe o sol. Enquanto nas Indias corre o rumor de que mais para lá das montanhas jazem imensos tesouros aguardando serem descobertos. Mas os perigos são tão grandes e as probabilidades de êxito tão pequenas que: Que tipo de imbecil se atreveria a embarcar em uma empresa semelhante? Que tipo de idiota o faria? Neste marco dão início as aventuras de Alonso e Aguirre, dois heróis formidáveis ou dois imbecis que se atrevem a se aventurar por esse imenso labirinto que alguns chamam Indias e outros poucos América tentando encontrar o legendário tesouro de Eldorado. Mais para lá ou mais para cá estão o tempo , a memoria, a identidade e a história de um continente que não cessa de ser conquistado e reconquistado – que nos faz perguntar há mais de quinhentos ou duzentos, ou trinta e seis anos quem somos abaixo este imenso e pálido céu.

DURAÇÃO: 65 minutos

FAIXA ETÁRIA: Livre

20h

Outro Lado

Grupo 4los5 (Belo Horizonte-MG)

Local: Piollin

Essa é a estória de pessoas que compartilham alguns anos de suas vidas dentro de um pequeno espaço. Elas poderiam ter tomado outros caminhos, talvez nunca teriam se encontrado, milhões de combinações possíveis. No entanto, estão ali. Lá fora, o mundo está um caos e poucos têm coragem de sair de suas casas. Mas amanhã será um novo dia! Amanhã! Quando todos viverão outra época da humanidade.

DURAÇÃO: 65 minutos

FAIXA ETÁRIA: 12 anos

DIA 07

15h

Roda de conversa com grupos convidados

Local: Espaço Paralelo

Grupo 4los5 + Cia. de Fósforos + Ser Tão Teatro + Cia. Boca de Cena + Sala Verde + Bigorna + grupos participantes do Festival Mundo

Quais os caminhos possíveis para a autosustentação? O que siginifica sustentabilidade no contexto atual das artes cênicas? Uma tarde dedicada ao intercâmbio de experiências onde os grupos serão convidados a compartilharem suas trajetórias e mecanismos de autosustentação.

20h

Espetáculo: Humor

Grupo 4los5 (Belo Horizonte-MG)

Local: Teatro Paulo Pontes

Um homem carrega uma rara doença, pombos infestam sua casa, um cacto toma conta do jardim. Outras pessoas o rodeiam tentando fazê-lo reviver memórias e gestos, enquanto se perguntam se é possível continuar. “Humor” reflete nossa relação com a passagem de tempo e com a ininterrupta e lenta morte do corpo.

DURAÇÃO: 65 min

FAIXA ETÁRIA: 12 anos

DIA 08

17h

Espetáculo: Get out!

Monólogo de Assis Benvenuto

Grupo 4los5 (Belo Horizonte-MG)

Local: Teatro Ednaldo do Egypto

Eu nunca estive no voo 402 de 1996, eu não estive no LT 933, de 2001, no AF 447, não era eu no ASA 77, nem no Flying Top American…aquele avião que agora corta o céu, não, não sou eu, e se você está aqui é porque seria impossível estar em qualquer outro lugar. Está tudo dentro da cabeça: Get Out! Get Out!

DURAÇÃO: 45min

FAIXA ETÁRIA: 12 anos

19h

Espetáculo: Asado de Platón

Cia. Nacional de Fósforos (Argentina)

Fazer um assado em honra de Agatón, o cineasta, é a desculpa para que Sócrates e seus amigos comam até cair, fiquem bêbados e discutam apaixonadamente sobre o amor em uma noite que promete ser memorável. Baseado em O Banquete, “El Asado de Platón” é a segunda parte de uma trilogia sobre os diálogos platônicos, que buscam pensar na possibilidade de um Sócrates que vive, pensa e morre neste século XXI que apenas começa.

Local: Cosmopopeia

DURAÇÃO: Cerca de 1 hora

FAIXA ETÁRIA: Livre

* Há limitação de 30 lugares para este espetáculo

Mais informações sobre a 6ª Mostra de Teatro de Grupo no site Sertão Teatrono facebook, ou no instagram.


Via MTG – Mostra de Teatro de Grupo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *