Município: João Pessoa – PB
Ano de criação: 2004
Prêmios: A escola foi classificada “seis vezes campeã” do carnaval tradição de João Pessoa, sendo sua última conquista, em 2015.
Número de componentes: 250
Presidente: Ednaldo Travassos
A agremiação Império do Samba inicialmente pretendia desenvolver a questão da cidadania entre adolescentes e jovens do bairro do Roger. Porém, seu crescimento foi fator crucial para que ela se destacasse como uma das maiores escolas de samba do município.
Em seu histórico de carnavais, a Império do Samba já conquistou 6 títulos das 11 participações em carnavais tradição na capital paraibana. A “Império do Samba” apostou no samba-enredo “Mãos que entrelaçam no Nordeste” para adicionar o sexto título à coleção.
“O samba destaca o papel do artesanato e do seu artífice, o artesão, para o engrandecimento regional”, explica o presidente da agremiação, Ednaldo Travassos, o Mano. A música foi composta por Kojac do Banjo e Potyzinho Lucena, dois experimentados sambistas e “chorões”.
Os sócios fundadores da escola de samba são Fernanda Bevenutty, Maria da Penha Souza, Maria Edvânia Souza, Maria do Socorro Freitas de Souza, Elza Francisca Chagas da Silva, Gilberto Barbosa da Costa e Luciano Peixoto da Silva.
Hoje, a escola, que tem as cores: vermelha, branca e dourada, se tornou um bem cultural do bairro do Roger, contemplando a cidade de João Pessoa com seu trabalho e sua beleza.
Fontes: