Munícipio: Campina Grande – PB.
Localização: Av. Floriano Peixoto, s/n, centro.
Ano de construção: 1697
A pequena capela surgiu enquanto Campina Grande ainda era povoado, por volta de 1697, e tinha inicialmente o intuito de ser apenas um local para a realização de celebrações de modo a marcar a presença da igreja católica no cenário local e catequizar índios e escravos. Porém, ao longo do tempo, sempre teve participação marcante em todas as etapas de desenvolvimento histórico da cidade, funcionando também como cartório de registro.
Em 1949, a capela passou por uma de suas mais importantes reformas arquitetônicas e melhoramento em suas obras de arte-sacra dos séculos XVII e XVIII sendo promovida a Catedral de Nossa Senhora da Conceição.
Localizada na área central da cidade, a Catedral de Nossa Senhora da Conceição dispõe em seu conjunto patrimonial do templo central, do monumento a Nossa Senhora da Conceição, da Casa Paroquial, de prédios anexos e da capela do Santíssimo.
Seguindo o formato das igrejas barrocas brasileiras dos séculos XVII e XVIII a Catedral de Nossa Senhora da Conceição possui o sino, o relógio da matriz e duas torres laterais que abrigam janelas e que possuem uma particularidade, a parte superior da direita está sem agulha para que possam ser hasteadas bandeiras da Imaculada e dos Santos. Sua fachada conta com um conjunto de janelas distribuídas por toda a área externa, sendo que possui onze sacadas e três portas frontais com corredores laterais que dão acesso ao interior da Catedral.
Seu conjunto arquitetônico e arte-sacra encontrada em cada recanto da Igreja fazem dela um dos mais belos e tradicionais templos do Estado da Paraíba. Sua rica arquitetura construída no estilo neoclássico tem uma importância não só artística, mas, principalmente, cultural.
Fontes:
http://cgretalhos.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/CatedralCG/photos_stream
Palmeira, Marilândia Barsbosa. Igreja, cidade e Patrimônio [manuscrito]: a igreja de Nossa Senhora da Conceição em Campina Grande – PB, 2001.