Município: João Pessoa – PB
Endereço: Rua Duque de Caxias, Centro Histórico da capital.
Ano da construção: 1612
A Igreja da Santa Casa da Misericórdia, considerada a primeira igreja da Paraíba. Foi construída sob uma primitiva capela edificada por Duarte Gomes da Silveira e representa um importantíssimo monumento no quadro do patrimônio histórico-artístico paraibano.
Caracteriza-se pela simplicidade volumétrica da fachada e certa rusticidade construtiva. Possui planta baixa em nave única pouco profunda, de proporções que tendem ao duplo quadrado, sendo esta a parte inicial da construção datada do século XVI. Possui capela-mor, capela lateral (Salvador do Mundo), altares-colaterais e galeria lateral. A fachada principal apresenta-se em estilo chão português.
Nesta fachada, por sua vez, há um corpo central que se impõe, de maior altura, e é arrematado por um frontão triangular liso, coroado por uma cruz. Na altura do forro, apresenta duas pequenas janelas e acima um óculo. À esquerda, um campanário recuado possui duas janelas em arco pleno e um telhado de quatro águas.
No mesmo alinhamento da fachada encontra-se a roda dos expostos com um trabalho em cantaria. Destaca-se ainda na fachada principal, em posição recuada, a lateral da capela do Salvador do Mundo com uma porta em duas folhas, verga reta e beiral.
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938, a igreja assumiu o papel de matriz algumas vezes, a exemplo do período de Invasão Holandesa (1635) e quando a Igreja Matriz passou por reformas ou necessitou de reparos, marcando vários momentos da realidade religiosa e cultural da capital paraibana.
Fontes:
http://joaopessoadigital.blogspot.com.br/2011/09/igreja-da-misericordia.html