O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 13/11/2015

Troféu Gonzagão

"Oscar do Forró". O evento tem por objetivo fortalecer o ritmo do forró. Homenageia Luiz Gonzaga, o maior representante da música regional nordestina.
Data de publicação: novembro 13, 2015

Município: Campina Grande – PB

1ª edição 2008

Local: Centro de Convenções Francisco de Assis Benevides Gadelha (FIEP).

O Troféu Gonzagão surgiu a partir de um projeto de Ajalmar Maia e Rilávia Cardoso que tinha por objetivo resgatar à cultura e a música nordestina. O projeto já havia se consolidado a mais de 10 anos, homenageando ícones da música regional com visibilidade local, nacional e internacional.

A partir de 2009, por meio de uma parceria firmada entre o Centro de Ortodontia Integrado e a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP) através de seu presidente Francisco de Assis Benevides Gadelha – Projeto SESI Cultura Tradição da Paraíba surgiu o Troféu Gonzagão.

O evento homenageia o maior representante da música regional nordestina, Luiz Gonzaga.  E tem o objetivo de fortalecer o ritmo do forró. A música que evidencia os acordes da sanfona, o som do zabumba e o triângulo. O arrasta-pé no topo da serra reinventou, se vestiu de gala e hoje é estrela de primeira grandeza nos grandes palcos brasileiros.

É em Campina Grande, cidade do Maior São João do Mundo, que se realiza o maior encontro de forrozeiros do mundo. Já imaginou uma noite na qual estão reunidos no mesmo local mais de cem artistas forrozeiros de renome nacional e internacional?

O Troféu Gonzagão, que hoje é conhecido como o “Oscar do Forró” tem o patrocínio do Governo do Estado da Paraíba, Prefeitura Municipal de Campina Grande, SEBRAE, entre outros.

O evento conta com a presença de 150 artistas, instrumentistas, cineastas, produtores e um público estimado em mais de dois mil convidados. A noite de gala do forró reúne importantes expoentes da música nordestina a exemplo de Elba Ramalho, Nando Cordel, Anastácia, Flávio José, Dorgival Dantas, Zé Calixto, Alcione, Ton Oliveira, Onildo Almeida, João Gonçalves, Lucy Alves, Amazan, Alcymar Monteiro, Waldonys, Chambinho, Pinto do Acordeon, Genival Lacerda, outros.

O sucesso do evento repercutiu na mídia local, regional e nacional. Em 2010, a ideia foi homenagear Jackson do Pandeiro. Um paraibano, compositor, intérprete, instrumentista, ritmista, que além de dotes cênicos e coreográficos foi um grande vencedor da sua arte, com uma imensa obra que abrange cocos, rojões, baiões, sambas, frevos, marchas, rancheiras, xotes, entre outros gêneros brasileiros.

A versão 2014 do evento homenageou o pernambucano de Garanhuns: o mestre Dominguinhos. Artista iluminado que representou e sempre representará uma de nossas maiores expressões musicais: o forró. Na oportunidade, foram alvo de homenagens artistas como: Anastácia, Nando Cordel e Elba Ramalho, pela contribuição à música brasileira através das composições e parcerias de sucesso feitas com Dominguinhos.

Alguns exemplos dos homenageados além de Dominguinhos foram: Elba Ramalho, Marinês, Raimundo Fagner, Chico César, Antônio Barros e Cecéu, Adelmário Coelho, Oswaldinho, Targino Gondim, Alcione, Beto Britto, Os Nonatos, Alcymar Monteiro, Camarão, Pinto do Acordeon, Genival Lacerda, Mestrinho, Flávio José, Nando Cordel, Santana, Adelson Viana, Os três do Nordeste, Glorinha Gadelha e Sivuca, e demais nomes da música.

Em 2015, o Troféu Gonzagão homenageou as obras de Rosil Cavalcanti, Alceu Valença e do grupo Os 3 do Nordeste.

Rilávia Cardoso argumenta “Somos um casal de dentistas e ativistas culturais, profundamente apaixonados pela música nordestina, mais notadamente, o forró. Temos promovido estes eventos anualmente, o que nos credenciam a desfrutar da amizade pessoal com vários destes artistas”. Ela acrescenta “Luiz Gonzaga se constitui, também, como uma forma de exaltar as brilhantes expressões artístico-culturais do nosso país”.

E enfatiza “O Troféu Gonzagão demonstra que o forró está mais vivo do que nunca. Fato é que, enquanto uma sanfona, um zabumba, um triângulo ecoar, o forró sempre terá seu espaço garantido em todos os salões brasileiros”.

O Troféu Gonzagão foi indicado para constar permanentemente no calendário de eventos da Prefeitura Municipal de Campina Grande.

Fontes:

https://www.dino.com.br/releases/campina-grande-sedia-oscar-do-forro–o-trofeu-gonzagao-dino89033677131

http://www.fiepb.com.br/fiep/noticias/2009/05/13/trofeu_gonzagao_vai_homenagear_artistas_regionais

http://www.fiepb.com.br/noticias/2009/05/14/trofeu_gonzagao_e_apresentado_para_jornalistas_na_fiep#sthash.nsduoyzr.dpuf

http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2015/05/trofeu-gonzagao-premia-artistas-em-previa-junina-de-campina-grande.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *