Acontece de 3 a 6 de dezembro, em João Pessoa, com atrações voltadas a produção acadêmica, científica, tecnológica e cultural do estado, a ‘Expo UFPB 60 Anos’. O evento, responsável por fechar as ações em comemoração as seis décadas de existência da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é promovido pela agência de produção cultural Paraíba Criativa. As atrações e atividades da mostra acontecem na Praça do Povo e no Teatro de Arena do Espaço Cultural. A entrada é gratuita.
Voltada ao público em geral e, em especial, aos alunos do ensino médio das diversas escolas situadas no Estado, a mostra pretende promover um ambiente de reflexão acerca das áreas de estudo da universidade. No local serão apresentadas pesquisas relacionadas aos diferentes cursos de graduação para que esses estudantes tenham a oportunidade de conhecer um pouco sobre as carreiras e profissões que desejam seguir.
A ‘Expo UFPB 60 Anos’ é uma mostra científica universitária que vai reunir, em uma programação diversificada, diferentes esferas temáticas. Aliando informação, diversão e entretenimento, a mostra terá produtos com linguagens multimídia, além de atividades interativas, nas áreas de fotografia, cinema, vídeo, design, artesanato, moda, arquitetura, cultura digital e economia criativa. A programação completa será divulgada, em breve, no site do Paraíba Criativa e no endereço eletrônico do evento.
A Exposição também terá uma extensa programação artístico-cultural, contando, principalmente, com os grupos da própria Instituição, a exemplo de sua Orquestra Sinfônica, Banda Sinfônica, Quarteto de Trombones Rubacão Jazz, Orquestra de Violões, entre outros, incluindo grupos de danças e teatro.
A ‘Expo UFPB 60 Anos’ é uma realização do Paraíba Criativa em parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).
Paraíba Criativa
Programa de Extensão do curso de graduação em Turismo, do Centro de Comunicação e Artes (CCTA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Paraíba Criativa visa contribuir, substancial e pragmaticamente, com ações direcionadas pelos parâmetros da economia criativa. A intenção é que as criações artístico-culturais da Paraíba tenham maior valor econômico, gerando assim emprego e renda. A iniciativa também atua como um mecanismo de fomento ao desenvolvimento sustentável do Estado.
O programa atua em parceria com a Associação Cultural Pisada do Sertão, Balaio Nordeste, Escola Viva Olho do Tempo e Fundação Espaço Cultural.