Localização: Situa-se na região central do Estado da Paraíba, Mesorregião do Sertão Paraibano e Microrregião de Patos.
Área territorial: 375,4 km²
População / IBGE / 2014: 1.868 habitantes.
Gentílico: Quixabense
Limites geográficos municipais: Norte: com os municípios de Patos e São Mamede. Leste: São Mamede e Passagem. Sul: Passagem e Cacimba da Areia. Oeste: Patos.
Distância da capital João Pessoa: 319,5 km
Acesso a partir de João Pessoa: Rodovia federal BR-230, até Santa Luzia, passando por Campina Grande, Soledade, Juazeirinho e Junco do Seridó. A partir de Santa Luzia segue-se, ainda pela BR-230, em trecho de 31 km até ao acesso para sul, que permite em trecho de 19 km para chegar a Quixaba.
Data da emancipação política: 26 de dezembro de 1961.
Configurações geomorfológicas: Grupo Seridó (s): xisto, quartzito, mármore e rocha calcissilicática. Formação Equador (se): quartzito e metaconglomerado.
Vegetação: Basicamente composta por Caatinga Hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia
Hidrografia: Encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, sub-bacia do Rio Espinharas. Seus principais tributários são os riachos São Severino, da Serrota, dos Pilões, Aroeiras e da Boa Vista. O principal corpo de acumulação é o açude de Bola.
Clima: Tropical semiárido quente com chuvas de verão. O período chuvoso se inicia em novembro, com término em abril.
Altitude: 293 m.
Economia: Concentra-se predominantemente no setor Primário cuja participação situa-se na faixa de 50,1 a 75%. Na agricultura destacam-se as plantações de feijão, mandioca, algodão, milho e arroz. Na pecuária destaca-se a criação de bovinos e na avicultura a criação de galináceos com produção de ovos.
História do município:
Quixabá advém do vocábulo tupi “Qüessaba, Quixaba”, que significa lugar de dormir, rede, o pouso. Por volta do ano de 1900, na região onde se situa o município, existiam duas fazendas. Para aproveitar a grande produção de algodão existente nessas fazendas e redondezas, seus proprietários, instalaram em 1911, uma indústria para aproveitamento do produto, marco decisivo para a formação e desenvolvimento do núcleo populacional.
As famílias Antônio Ferro e Gabriel foram as principais colaboradoras na formação do povoado, construindo casas, fundando vilas e participando ativamente da fundação da Cidade que recebeu o nome de Quixaba.
Eventos turísticos: Quixabrega – conhecida como o maior evento bregueiro do Sertão paraibano. Quixagospel, trilhas pelo município, Festa do Padroeiro São Francisco de Assis.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Quixaba_(Para%C3%ADba)
http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/paraiba/relatorios/QUIX152.pdf
http://www.citybrazil.com.br/pb/quixaba/geral_detalhe.php?cat=7