Município: Areia – PB
Ano da Construção: 1994
Contato: (83) 3362-2390
Site: http://cachacatriunfo.com.br/turismo/
A história do Brejo paraibano se funde com a história do ciclo da cana-de-açúcar no Brasil colonial, nos séculos XVI e XVII tendo o cultivo da cana-de-açúcar como um dos principais agentes do desenvolvimento do Brejo paraibano.
O engenho Triunfo não é um daqueles engenhos centenários de casario em estilo colonial, pelo contrário, a edificação é dona de padrões estilísticos característicos dos dias atuais. No ano de 1994, após receber uma propriedade de herança, o casal Antônio Augusto e Maria Júlia decidiram investir na produção de cachaça, sonho antigo de Antônio Augusto.
Com o dinheiro da venda da propriedade Antônio conseguiu comprar uma pequena moenda e um alambique, dando início à fabricação da cachaça. Segundo relatos de Maria Júlia, eles não tinham nenhuma experiência com a fabricação de cachaça, o que tornou o começo muito difícil, e com uma fabricação de pouca qualidade e gosto duvidoso. Ao surgir o evento chamado de Bregareia, Antônio Augusto, teve a oportunidade de fazer um curso de cachaça com um renomado professor.
Houve a preocupação em comprar máquinas, no entanto, devido ao alto custo do maquinário necessário, Antônio Augusto, inventava as máquinas: o moinho de carne de sua mãe transformou-se em máquina de tampar, a peça de bico de porco beber água em pocilgas virou envasadora, a centrífuga de sua irmã tornou-se máquina de polir garrafas, o pote de doce de sua mãe transformou-se em um lindo filtro de cachaça, a mesa de um frigorífico, que nunca funcionou, adequou-se a uma máquina de esterilizar garrafas.
Todas essas dificuldades enfrentadas foram válidas. Atualmente a Cachaça Triunfo é considerada umas das melhores da Paraíba, e o seu Engenho recebe grupos interessados em conhecer a história do produto, vendendo em média 258 mil garrafas por mês.
O Engenho Triunfo teve seu espaço planejado para oferecer uma estrutura adequada à visitação, possibilitando que todas as etapas do processo de fabricação da cachaça sejam apresentadas aos turistas.
Cerca de 1500 visitantes de todo o Brasil e do exterior visitam o local mensalmente. As pessoas podem conferir de perto todo o processo de fabricação da cachaça, conhecer a lojinha dos produtos Triunfo, degustar a cachaça e os sorvetes de frutas tropicais com leve toque da cachaça, além de apreciar as belezas do lugar.
Visitação:
Segunda a sábado: 08: 00 ás 18: 00.
Domingo: 09: 00 às 11: 00 (manhã)
Entrada/Ingresso: R$ 5,00.
Fontes:
http://www.gourmetidos.com.br/11a-noite-da-degustacao-no-engenho-triunfo/
https://www.flickr.com/photos/egbertoaraujo/4209701870/in/album-72157631936705620/
Uma resposta
Conheci o circuito da cachaça , só cana boa.