Município: São José de Piranhas – PB
Ano de criação: 1970
Membros: Damião Sebastião e Antônio Matos (pífanos), José Barbosa (zabumba) e Francisco Rafael (caixa).
Estilo Musical: Instrumental/Folclórico/Nordestino
A Banda Cabaçal São Sebastião é formada por agricultores do Sítio Antas. A banda mostra criatividade desde a confecção de seus instrumentos, utilizando zabumbas e caixas feitos de tronco de pitombeira, amarrados por cipó e cobertos com couro de bode, até os pífanos feitos de PVC.
A banda teve origem quando o senhor Damião Pedro mudou-se do Ceará para o interior da Paraíba. Em sua terra natal tocava pífano desde os seus 14 anos, porém, quando chegou a São José de Piranhas passou um bom tempo sem tocar.
Segundo Damião certo dia, enquanto limpava o sótão da casa de um amigo, ele encontrou jogado no canto da parede toda empoeirado, um zabumba e uma caixa que pertencia a uma velha banda que estava inativa.
Com tal descoberta, a sua vontade de tocar voltou, e ao se juntar com dois pifeiros, João Guilherme e Pedro Anacleto, reativaram a banda dando-lhe o nome de Cabaçal São Sebastião.
O grupo se inspira nas tradicionais festas religiosas (novenas, trezenas, procissões e pagamentos de promessas), imitam os animais da Caatinga (como o caboré e o sabiá) e entremeiam suas músicas contando “causos” da cultura popular.
A Banda Cabaçal São Sebastião apresenta-se todos os anos, nas festas religiosas de São Sebastião, São José, São João Batista, e em eventos culturais na Paraíba e outros estados do Brasil.
Fontes:
http://www.tocandopifanos.com/blog/bandas/bandas-do-tocando-pifano-i
http://www.tocandopifanos.com/bandas/banda-cabacal-sao-sebastiao
http://revelandorotasdois.blogspot.com.br/2008/08/pfanos-animam-sesso-em-so-jos-de.html