Município: João Pessoa- PB
Localização: Térreo da Reitoria, Campus I, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Ano de construção: 1978
O Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular- NUPPO é um órgão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários estando regulamentado pela Resolução Nº 06/80 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba, considerando o que consta na resolução Nº 15/79 do CONSEPE, tendo em vista a deliberação adotada pelo plenário em reunião do dia 03 de janeiro de 1980.
Tem como objetivo compreender, preservar, divulgar e promover a cultura popular, através de equipes multidisciplinares, constituídas por servidores, docentes e alunos da Universidade. Procura colaborar no estudo da cultura popular da região e contribuir para o desenvolvimento da consciência, preservação e apoio às manifestações populares, em âmbito estadual,
Promove também a museologia, objetivando preservar os bens culturais móveis regionais e atua em estudos conjuntos com outros órgãos públicos.
Em 2004, o CNPQ aprovou o projeto “Fontes para o Estudo da Memória da Cultura Popular”, que consistiu na restauração, higienização e transposição para CD de um quinto da coleção de fitas áudio, do tipo rolo. Na gestão atual o NUPPO foi contemplado no projeto apresentado ao IPHAN – Edital de Modernização de Museus para a aquisição de equipamentos, principalmente os de informática.
Em sua existência, o NUPPO vem reunindo parte expressiva da cultura popular nordestina, especialmente a paraibana, terreno ainda pouco afetado pela cultura de massa, o que tem atraído pesquisas consideráveis. A ideia de “registrar, preservar e promover o folclore regional”.
Hoje, o museu de cultura popular exibe amostras do seu acervo material, composto de peças artesanais utilitárias, decorativas e folhetos de cordel. A biblioteca contém uma coleção de livros, revistas, anais, boletins e monografias. A sala áudio visual abriga o arquivo documental composto pelo acervo imaterial: O acervo atende às pesquisas tanto da comunidade acadêmica quanto das novas gerações das próprias manifestações registradas.
As exposições, as palestras e os minicursos oferecidos visam ampliar a percepção, receptividade e pesquisa da cultura popular com o público escolar. Além disso, tem ministrado oficinas em dez municípios do Estado, com o intuito de contribuir no crescimento da mão de obra especializada em diversas técnicas artesanais.
Fontes:
http://www.prac.ufpb.br/coex/nuppo/
http://www.paraiwa.org.br/artesanato/nuppo.htm