Paraíba – Brasil
Gênero: documentário
Direção: Emanuel Limeira e Lays Amaro
Elenco: Não possui elenco
Ano: 2014
Duração: 19 minutos
O documentário enfoca o tórrido romance de João Dantas e Anayde Beiriz, salientando as cartas, o amor, os conflitos do casal, as confissões dos dois, o arrombamento da casa de Dantas, e por fim o assassinato de João Dantas, no Recife; e o envenenamento de Anayde Beiriz. O documentário mostra entrevistas com jornalistas, historiadores, artistas e intelectuais. Remonta a história de amor, as dificuldades da época e um enfoque diferenciado, dos demais publicados pela literatura paraibana.
Mostra uma Anayde vívida, e um João Dantas romântico e corajoso. Anayde Beiriz foi uma professora vanguardista que viveu na década de 1930 em João Pessoa que na época ainda se chamava Parahyba, e teve um caso amoroso com o então inimigo político de João Pessoa, o João Dantas.
Foi produzido por alunos da disciplina de oficina de produção de vídeo I, do 5º período curso de Comunicação em Mídias Digitais da UFPB, com a supervisão do professor Bertrand Lira.
Para a realização do documentário foram realizadas entrevistas com Wilma Mendonça que é professora doutora, com a historiadora Inês Caminha, com Ialmita Beiriz que é sobrinha de Anayde Beiriz, e a sobrinha de João Dantas, Eda Dantas.
Fontes: