Integrando o ‘Circuito Varadouro Cultural – Verão 2016’, que acontece de janeiro a fevereiro no Centro Histórico de João Pessoa, a casa de cultura Cosmopopeia vai exibir na noite desta sexta-feira, às 20h, o curta-metragem ‘Kbela’. O produto audiovisual da diretora Yasmim Thayná, 22 anos, traz à discussão assuntos como machismo, racismo, além da descoberta e aceitação da identidade negra através dos cabelos crespos.
O roteiro surgiu da livre adaptação do conto Mc Kbela, escrito pela própria Yasmin e publicado na coletânea Flupp Pensa 43 novos autores (Réptil/ Aeroplano, 2012). Nos moldes de experimento audiovisual, a obra foi realizada de forma colaborativa por mulheres negras sobre mulheres negras. Canal importante na concretização de ‘Kbela’, a internet serviu de como catalizadora de elementos importantes, como parte dos recursos e a convocação do elenco.
O curta é construído a partir de memórias afetivas, a história narra a relação da autora com seu cabelo, desde as dolorosas sessões de alisamento químico com sua avó, até o reconhecimento de sua ancestralidade nas raízes do cabelo natural, passando por situações-limite de opressão e pelo reconhecimento de importantes círculos de acolhimento.
A programação da noite conta ainda com a discotecagem do DJ Trappo, que começa a partir das 18h30. Logo após a exibição de ‘Kbela’ o público terá, também, a oportunidade de conversar com a diretora do curta, Yasmin Thayná, e debater sobre os mais variados aspectos da produção. A entrada custa R$ 5.
Kbela
Um olhar sensível sobre a experiência do racismo vivido cotidianamente por mulheres negras. A descoberta de uma força ancestral que emerge de seus cabelos crespos transcendendo o embranquecimento. Um exercício subjetivo de autorrepresentação e empoderamento.
Confira o Teaser:
Serviço:
O QUE: Estreia KBELA em João Pessoa
QUANTO: R$ 5
QUANDO: 15/01
HORÁRIO: 20 h
ONDE: Cosmopopeia, Ladeira da Borborema, 114 – Varadouro, João Pessoa – PB.