Município: Campina Grande – PB
Data de criação: 11 de abril de 2009
Contatos: (83) 98872-2855 / 98817-1235 / 99926-1751
E-mail: jonathasfalcao@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/seupereiraecoletivo401/
Instagram: https://www.instagram.com/seupereiraecoletivo401/
Integrantes da banda:
Jonathas Pereira Falcão: Cantor e compositor. Atua no cenário musical paraibano desde o ano de 1996, quando começou a se apresentar nos palcos de João Pessoa, e a disponibilizar canções para interpretes locais, a exemplo de Glaucia Lima, Sandra Belê e Chico Correa & Eletronic Band. Também já foi gravado pela banda paulista Axial e o grupo Água na Boca da cidade de Nantes, na França.
Thiago Sombra: Baixista, e já emprestou seu talento à diversas bandas locais, como as bandas Junkpile, Star 61, A Função, Bangu 01, Fases da Lua e hoje além de músico do Seu Pereira e Coletivo 401, é baixista do Chico Correa & Eletronic Band e também faz trilhas para espetáculos de dança e desenvolve um trabalho de música experimental com a banda The Silvias.
Chico Correa: Guitarrista, produtor musical, Dj e é a principal referência no estado quando se trata de música eletrônica. Esmeraldo também é o idealizador do aclamado grupo Chico Correa & Eletronic Band. Já participou de vários projetos nacionais e internacionais.
Victor Ramalho: Baterista, percussionista e é um dos músicos mais atuantes da cena paraibana. Participa de projetos com os principais artistas paraibanos. Além de integrar a banda Seu Pereira e Coletivo 401, atualmente desenvolve seu trabalho solo, o projeto Victorama.
A primeira apresentação da Banda “Seu Pereira e Coletivo 401” aconteceu em 11 de Abril de 2009 na cidade de Campina Grande, no extinto Bar & Arte. No entanto, os quatro amigos já tocavam e trocavam ideias há mais de oito anos, compartilhando outros projetos.
A banda já se apresentou nos principais festivais de música da Paraíba, a exemplo do Festival Mundo, Grito Rock e Estação Nordeste. Seu Pereira e Coletivo 401 também fez o show de encerramento do Festival MPBeco 2010 em Natal (RN). Nos últimos anos a banda circulou, fazendo shows em outros estados do Brasil: Brasília e Taguatinga (DF), Goiânia (GO) e São Paulo (SP).
Em 2011 fez várias apresentações no Senegal (África), junto com o grupo Chico Correa & Electronic Band e em 2012 realizou sua primeira viagem a Europa, onde de apresentou em Paris.
O Grupo Seu Pereira e Coletivo 401 representa uma nova safra de artistas paraibanos. A banda apresenta um trabalho pautado na originalidade de suas canções autorais com uma força poética marcante. Ritmo híbrido e músicas que retratam o cotidiano, eles navegam pelo rock, sambafunk e MPB.
As letras da banda são crônicas da vida de personagens reais, que moem suas angustias, desejos e dúvidas nos automóveis e coletivos lotados. O som do Seu Pereira carrega o balanço e a freada brusca. É baião nervoso, é samba rock nordestino e funk Paraíba.
O primeiro álbum, “Seu Pereira e Coletivo 401”, foi lançado em 2012 na internet, com mídia física lançada em 2013. Na época começaram a fazer shows.
No início de 2015, a banda lançou o EP “Musa Caliente”.
Em 2017, é lançado o álbum “Eu Não Sou Boa Influência pra Você”, com 5 anos de diferença entre os álbuns, Seu Pereira e Coletivo 401 mostram o quanto esses anos foram produtivos com dez músicas, algumas já sendo conhecidas pelo público que assiste seus shows e outras inéditas. “Meio Fio” é a única música com participação, trazendo Débora Malacar. Nesse álbum, uma das coisas que chama bastante atenção é sua capa. A ilustração feita pelo quadrinista Shiko mostra uma multidão de pessoas indo em uma mesma direção, enquanto um palhaço tocando trompete aparece em primeiro plano, indo na direção oposta. O vocalista Jonathas Falcão afirma ter batido o olho na imagem e imediatamente sentir que aquela era a tradução do novo trabalho. E ao escutar o álbum fica perceptível o porquê essa capa o representa tão bem.
No ano de 2018, foi lançado o primeiro DVD, gravado em 2017, quando o grupo participou do “Circuito Teeteto”. A gravação aconteceu no Teatro Santa Roza, em João Pessoa. Neste mesmo ano, Seu Pereira se apresenta no Estúdio Showlivre, levando uma performance que mistura músicas de seus dois álbuns.
No final de 2019, inicia o projeto “Seu Pereira na BR 101”. O projeto foi selecionado pelo Natura Musical através do edital de 2019, com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura. A bordo de uma van, o grupo percorrerá as regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, dialogando sobre os rumos da cultura alternativa brasileira e os desafios de se produzir música de qualidade no país, além dos shows que serão feitos em oito estados diferentes, Seu Pereira também irá promover debates e oficinas a fim de promover o intercâmbio entre as mais diversas culturas agraciadas pelo projeto.
No ano de 2020, com toda a situação gerada pelo Covid-19, Seu Pereira realizou duas lives. Uma delas feita no Praiô Beach Club, Ponta do Seixas em João Pessoa. Onde foram cantadas músicas inéditas, feitas nesse período de quarentena, as músicas dos álbuns e também algumas canções pedidas.
Fontes:
https://www.facebook.com/seupereiraecoletivo401/info/?tab=page_info
http://tnb.art.br/rede/seupereiraecoletivo401
http://unipe.br/2015/10/07/seu-pereira-e-coletivo-401-se-apresenta-no-unipecommusica/
https://open.spotify.com/album/3UAkGQKLrPhS0Qasld0sp6?autoplay=true&v=L
https://teeteto.com.br/seu-pereira-e-coletivo-401-e-a-melancolia-do-palha%C3%A7o-aad57cd3250b
https://www.youtube.com/watch?v=YBKWvPt2omU&list=PLr2pbEHY3Tscv13NX4evGOFeETWooAB23
Uma resposta
Maravilhosa sua caminhada. Que Deus continue iluminando sua estrada.