Naturalidade: João Pessoa – PB
Formação artístico–educacional: Graduado em Pedagogia/Especialização em Educação Popular, e Mestrado em Educação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Atividades artístico-culturais: Produtor cultural, teatrólogo, pedagogo, mestre em educação, e especialista em políticas públicas de cultura.
Atividades Exercício – profissional: Desde o ano de 1978 exerce atividades profissionais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua como pedagogo no Centro de Educação-Laboratório de Estágio Supervisionado. Na UFPB foi Coordenador do Núcleo de Teatro Universitário, Coordenador de Extensão Cultural e Pró-Reitor Adjunto da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.
Fernando Abath foi Sub Secretário de Cultura e membro da Comissão de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Cabedelo (PB)
Na capital paraibana foi Presidente do Fundo Municipal de Cultura e Diretor do Departamento Cultural e diretor geral da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes – Prefeitura Municipal de João Pessoa.
Abath foi indicado pelo governador Ricardo Coutinho para colocar em execução o novo modelo educacional da Paraíba como Secretário de Educação, do Governo da Paraíba.
Fernando Abath também é professor universitário em universidades privadas nas especializações em Gestão Educacional e Supervisão Escolar onde ministra disciplinas e orienta trabalhos acadêmicos.
Livros Publicados: O Mar e a Jangada: Política cultural e extensão universitária, Educação (re) construída – teoria fundamentando a práxis; Elos de Saberes, Educação Dialogada; Diálogos Educacionais Contemporâneos; Sentidos de Leitura – Sociedade e Educação, O Sujeito (o) culto da Educação; Embarca (ações) sobre arte e educação / Maré – produções artísticas e educacionais; Educação e suas interfaces – conversas em torno da educação da arte e da cultura; Novos olhares Artístico-Culturais.
Fernando Antônio Abath Luna Cardoso Cananéa, quando assumiu a Secretaria de Cultura no município de Cabedelo coordenou o Projeto Catarina: Construindo Identidades Culturais, juntamente com a filósofa e programadora cultural Clara Magna Nery Lima.
Fernando Abath destacou “A identidade cultural de um povo é o que mais o qualifica para a verdadeira cidadania”. Abath destacou ainda “A arte e a cultura produzidas em Cabedelo atestam um fazer de qualidade e profundamente identificado com a vida artística da cidade”.
O projeto desenvolveu oficinas e outras atividades nas áreas de dança, pintura, escultura, desenho, expressão corporal, reciclagem, música e outras expressões artísticas, beneficiando principalmente alunos (crianças, adolescentes e adultos) das escolas públicas do município.
Fernando Abath enfatizou “Muitos dos que passaram por essas oficinas atuam hoje como profissionais”,
Fontes:
http://culturapopular2.blogspot.com.br/2011/11/fernando-abath.html
http://www.prac.ufpb.br/coex/projetocatarina/historia.html
http://renasceremnoticia.blogspot.com.br/2010/12/fernando-abath-e-o-secretario-de.html