Estreia em João Pessoa nesta sexta-feira (19) e sábado (20), às 20 horas, no Teatro Lima Penante, o espetáculo Ópera do Pandeiro, do grupo de teatro Bichoderua. Com texto de Mizael Batista, que também assina a direção com Genário Dunas, e produção de Valdir Santos, o espetáculo narrativo poético-musical retrata o nascimento, obra, vida e morte do músico paraibano Jackson do Pandeiro, o Rei do Ritmo.
A Ópera do Pandeiro começa como um auto de natal paraibano para contar o nascimento do menino José, o Jackson do Pandeiro, na cidade de Alagoa Grande, passando então para um guerreiro aboiador e sua narrativa cordelesca, um profeta que anuncia o predestinado, brincantes, bujões e muita celebração para a chegada do menino.
O pós-nascimento mostra as suas passagens, a começar pelo presságio de uma cigana, a primeira escola de Jackson, na feira com sua mãe Flora Mourão, o Eldorado em Campina Grande, a rádio Tabajara em João Pessoa, a explosão do seu primeiro sucesso em Recife e a culminância no Rio de Janeiro.
A peça também será encenada em Cabedelo, nos dias 26 e 27 deste mês, no Teatro Santa Catarina, às 20 horas.
Elenco: Isaias Vicente, Leidgan Araújo, Chris Mauricio, Ângela Beijo, Mylene Martins, Jozam Domingos, Honorato Irmão, Claudio Correia, Shilon Gama.
Músicos: Honorato Irmão (sanfona), e Jozam Domingos (violão).
Vocal: Ângela Beijo e Jozam Domingos.
Participações especiais: Luciana Oliveira, Marcus Vinicius, Allcemy Araujo e Grupo de Teatro e Dança Creusa Pires.