Munícipio: Areia – PB
Localização: Rua Vigário Odilon, 152, centro.
Ano da Construção: 1911
Fundado em 1911 pelo Cônego Odilon Benvindo De Almeida e Albuquerque, vigário de Areia, o Colégio Santa Rita configura-se como uma imponente edificação que retrata parte significativa da formação histórico-cultural de diversos membros da sociedade areiense.
Assumido pelas “Irmãs da Sagrada Família” de 1911 a 1920, sua arquitetura é inspirada no estilo eclético, uma mistura de elementos do passado para a criação de uma nova linguagem arquitetônica. Assim, o ecletismo se desenvolveu ao mesmo tempo e em íntima relação com a chamada arquitetura historicista, que buscava reviver a arquitetura antiga.
Com a saída destas irmãs, passou a ser ocupado com o curso “Júlia Leal”, mantido pela professora, Júlia Verônica Leal, que deixou as dependências do Colégio em meados da década de 30.
O colégio foi reaberto em 1937, quando o Monsenhor João Coutinho, vigário de Areia, fez os vários melhoramentos no prédio, e convidou as Irmãs Franciscanas de Dillingen que assumiram o compromisso de manter vivo o seu lema: “SOLI DEO HONOR ET GLORIA” (Somente a Deus Honra e Glória).
Em 18 de fevereiro de 1938 foi fundada a Sociedade Mantededora do Colégio Santa Rita, e continuou com personalidade jurídica própria e que gerencia a instituição até os dias atuais.
Fonte: