Naturalidade: Recife – PE / Radicada em João Pessoa – PB
Nascimento: 5 de janeiro de 1968
Contatos: (83) 99646-9914/ (83) 98805-5356
E-mail: asa.alenaroquesa@hotmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/alenadsa/
Facebook: https://www.facebook.com/alena.sa.1
Formação artístico-educacional: Design de Moda – Centro Universitário de João Pessoa/UNIPÊ (2010);
Atividades artístico-culturais: Artista plástica e design.
Atividades Exercício – profissional: Fashion design da ASA e professora de Cor e Desenho estilístico pela FUNETEC/PB.
Exposições/Outros: Coletiva 3 + 2 + 1, na galeria Rede Arte Contemporânea com pintura sobre tela (2014).Participou do Première Vision Paris (2015).
Oficinas: Iniciação às artes plásticas pela Coex/UFPB/PB (1976); Desenho artístico e publicitário pelo SEBRAE/PB (1976); Pintura sobre papel – Raul Córdula, no IV Fenart/PB (1999); Colagem, assemblage e pintura CAVT (2000); Garatujas na areia – Raul Córdula, pela Associart/PB (2001); Iniciação à gravura em metal – Carlos dos Reis, no IX Fenart/PB (2003); Gravura em madeira – Maria Bonomi, no IX Fenart/PB (2003); Livro de artista – Fábia Lívia e Krassimira Drenska, no Casarão 34/PB (2005); Diário de bordo – Alice Vinagre, na Usina Cultural Energisa/PB (2006); Pele – Fábia Lívia, Elizabeth Schiess e Lucas Kunz, pela Funesc (2007); Site specific – José Rufino, na Usina Cultural Energisa/PB (2008) e Desenho/desenho – Gil Vicente, na XI Fenart (2008).
Alena Roque de Sá vive na Paraíba desde o ano de 1970. Iniciou nas artes plásticas há mais de 20 anos. Em suas pinturas a artista destaca-se pela linguagem sacerdotal, com investigação constante tornando-se uma poética viva.
Fashion designer, estamparia digital, artista visual, pesquisadora e consultora em cores, Alena logo cedo passou a experimentar as artes plásticas já buscando a investigação da cor como linguagem visual. Na pintura articula manchas e transparências como algo construtivo, e faz isto como uma identidade e referência às suas vivências. Produz logomarcas e projetos gráficos para empresas locais.
Alena exerce também atividades de arte educadora, onde ministra oficinas. Em 2009, a design lançou a cartilha didática: Fabricação artesanal de tintas e outros materiais, através do Programa BNB de Cultura.
A artista faz parte do Ateliê 200, ao lado dos artistas Margarete Aurélio e Dyógenes Chaves, e da designer de moda Larissa Uchôa.
Alena Sá é autora do livro COR: construção e harmonia, publicado no ano de 2008, com apoio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMC/FUNJOPE/Prefeitura Municipal de João Pessoa). A obra da artista traduz seus conhecimentos em mais de dez anos de pesquisa, com imagens ilustrativas sobre o uso da cor e suas possibilidades cromáticas condensadas.
No ano de 2015 Alena participou da Première Vision Paris, onde teve oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido pelo Grupo Parahyba, que se diferencia pela diversidade e tendências, linguagens e estilos. O grupo levou na bagagem produtos com DNA paraibano que foi exibido aos olhos de compradores e designers das mais renomadas grifes do mundo. E apresentou coleções do Outono/Inverno 2016-2017.
O grupo Parahyba faz parte da delegação brasileira selecionada pelo Texbrasil, programa de apoio à exportação desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (ABIT) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Fontes:
[livro Cor, FMC/Funjope, João Pessoa, 2009; outros catálogos]
http://artesvisuaisparaiba.com.br/artistas/alena-sa/
https://asmeninas.wordpress.com/alena-sa/
http://cabideoucloset.blogspot.com.br/2012/03/entrevistando-alena-sa.html
Uma resposta
Cérebro!