Município: Guarabira – PB
Ano de Inauguração: 1988
Direção: Percinaldo Santos Toscano
O CEDOC – Centro de Documentação Cel. João Pimentel configura-se como um dos equipamentos culturais mais importantes de Guarabira. Localizado em um dos prédios mais antigos da cidade, a edificação remota a época dos coronéis e grandes oligarquias políticas que dominaram a cidade durante décadas.
Seu principal objetivo firma-se no compromisso de resgatar e valorizar importantes itens da memória local. Contando com o auxílio do renomado museólogo Aécio Oliveira da Fundação Joaquim Nabuco. Seu acervo aos poucos foi tomando forma, e atualmente, reúne uma série de fotografias, um antiquário, documentos, livros, discos, DVDs, recortes de jornais, panfletos e peças de uso pessoal do seu patrono como: farda e espada da Guarda Nacional (1831), além de fotos do Engenho Espinho, entre outras curiosidades.
De acordo com o Diretor do Centro de Documentação Percinaldo Toscano, são documentos e peças formidáveis que contam a história da Rainha do Brejo. “Documentos importantes como um que dá conta da existência de escravos no município, e livros de guarabirenses que falam de Guarabira, e de pessoas de fora falando de Guarabira poderão ser encontrados no Centro”, destaca.
A edificação abriga também diferentes exposições que encantam e aguçam a curiosidade de visitantes vindos de diversas partes do estado. Dentre elas, destaque para as setenta peças de óleo sobre tela, do artista plástico, ator e escritor paulista, radicado na Paraíba desde 1962, Waldemar José Solha que homenageou ilustres artistas paraibanos, que se destacaram no cenário nacional e internacional, entre eles: os compositores Zé Ramalho, Sivuca, Antônio Barros e Cecéu, e Pedro Osmar; intérpretes da MPB como: Elba Ramalho, Vital Farias, Jackson do Pandeiro, e Roberta Miranda; poetas e escritores consagrados como: José Lins do Rego, Bráulio Tavares, José Américo de Almeida, Sérgio de Castro Pinto e Leandro Gomes de Barros.
Além de um rico acervo a material e de exposições frequentes, o Centro Documental Cel. João Pimentel sedia eventos para lançamentos obras literárias, a exemplo da solenidade de lançamento do livro “NELSON GONÇALVES: A VOZ DO BOÊMIO” da escritora Onélia Setúbal Rocha de Queiroga.
Fontes:
http://www.guarabira.pb.gov.br/prefeitura-de-guarabira-reabre-centro-de-documentacao-nesta-sexta-22/
http://secultgba.blogspot.com.br/2013/01/centro-de-documentacao-cel-joao-pimentel.html