Nesta quarta-feira (6), o Cineclube O Homem de Areia, da Fundação Casa de José Américo terá como atração o filme “O Baile”. A obra é um musical histórico, dirigido pelo premiado cineasta italiano Ettore Scola, falecido em janeiro deste ano aos 84 anos. A exibição acontecerá às 19h30, na sede da fundação, localizada na Av. Cabo Branco, 3336, no bairro de Cabo Branco, em João Pessoa, com entrada gratuita. Além disso, a mostra conta com os comentaristas convidados Moacir Barbosa e Alex Santos, diretores da Academia Paraibana de Cinema.
Sem diálogos, o filme é uma adaptação do espetáculo que o Théatre du Campagnol tinha montado em Paris e, conta parte da história da França das décadas de 1930 à de 1980, a partir dos personagens reunidos em um salão de dança. Através das recordações das pessoas, da música e da dança, o filme traça um panorama da evolução do país, da ocupação nazista ao surgimento do rock’n’roll.
A viagem no tempo percorre cada período da memória francesa, desde a classe trabalhadora; o período de ocupação nazista durante a 2ª Guerra Mundial; a libertação da França pela Resistência Francesa e pelos aliados; a musicalidade de Glenn Miller; a chegada do rock´n roll e a invasão dos estudantes radicais no abandonado salão de baile. As primeiras cenas apresentam mulheres – altas, baixas, jovens e maduras – chegando ao local e em seguida os homens – tímidos, amedrontados. Começam a dançar no salão enquanto se recordam do passado.
“O Baile” ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim de 1984. Participam do elenco Étienne Guichard, Régis Bouquet, Fracesco De Rosa, Arnault Le Carpentier, entre outros. Foi produzido em 1983 na Itália, França e Argélia, com 112 minutos de duração e classificação indicativa de 12 anos.
Via: Governo da Paraíba