O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano são atrações do “De Repente no Espaço”

O projeto “De Repente no Espaço” apresenta amanhã (6), o pernambucano Ivanildo Vila Nova e o paraibano Raimundo Caetano, que voltam a se enfrentar, desta vez, em João Pessoa. Os poetas, que chegaram a gravar um DVD juntos, são os convidados da edição de abril da noite da poesia popular que acontece na primeira quarta-feira do mês, a partir das 19h, no mezanino do Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego. A apresentação é de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento e possui entrada franca.

De Repente no Espaço é um evento mensal da Funesc lançado em julho do ano passado e faz parte do projeto de ocupação do Espaço Cultural. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros Estados da região. Em janeiro de 2016, para abrir o ano em grande estilo, o projeto contou com um formato diferente – o Desafio De Repente – com a participação de seis duplas de repentistas.

Ivanildo Vila Nova foi eleito o Cantador do Século XX e ainda a maior referência quando o assunto é a arte do improviso, notabilizou-se pela rapidez de raciocínio e pelo grau de dificuldade na construção dos seus versos, demonstrando sempre um extraordinário conhecimento sobre os mais variados assuntos solicitados pelas plateias nas cantorias. Pela facilidade do “voo” pelos céus da cantoria, subindo à altura máxima permitida a um poeta cantador, recebeu o cognome de Águia do Improviso. Com mais de 50 anos de carreira, foi uns dos principais personagens na profissionalização do repente. Pernambucano com residência em Gravatá (PE), é conhecido por muitos como o maior cantador da atualidade. Já levou a cantoria nordestina para todos os cantos do Brasil e continua sendo figura constante nos festivais.

Já Raimundo Caetano é conhecido por transformar a “construção” do seu improviso em obra-prima, esmerando-se no acabamento dos versos, refinando e polindo as estrofes, dando-lhes um toque de classe e beleza de tal forma que teve o seu trabalho comparado ao de um arquiteto, sendo apelidado de Arquiteto do Repente.

O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto que além de conduzir as cantorias realiza oficina de declamação e versos pelo Estado, dentro do projeto “De Repente no Espaço”. Na edição desta quarta, público fiel do projeto terá a oportunidade de ver dois nomes do topo da lista da arte do repente, com rápidos raciocínio e gatilho mental, são poetas que têm o dom que os permite trazer o verso no improviso.

Via: Governo da Paraíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *