Naturalidade: Amambai, Mato Grosso do Sul – MS / Radicado em João Pessoa – PB.
Nascimento: 19 de julho de 1985
Contatos: (83) 99999-1590 / (83) 3507-2886
E-mail: yurifechnereco@gmail.com
Site: http://yurifechner.tumblr.com/
Facebook: https://www.facebook.com/yuri.fechner?fref=ts
Formação/extra curricular: Oficina de cenografia/Círculo FUNART de Capacitação em artes Cênicas com Doris Rollemberg/RJ (2009); Oficina de Introdução à Linguagem do cinema – Ciclo de Formaçao em Cultura Audiovisual, ministrada por Elisabete Bullara Ribeiro de Mattos (2009); Programa Interação – Oficinas de Capacitação/ Centro Cultural José Octávio Guizzo (2010); Oficina de Criação Teatral e Montagem, ministrada por Leandro Faria; Oficina de Teatro e Circo/ Ponto de Cultura/Circo do Mato (2012/2013); Oficina de Acrobacias Circenses/2013, ministrada por Júnior de Oliveira e Nicole Félix.
Atividades artístico – culturais: Artesão e designer de móveis e objetos decorativos.
Matéria-prima utilizada: Madeira, papel, tecido, cola, mdf, vidro prontos, plásticos prontos, e metais prontos.
Técnica utilizada: Manual, e outras.
Experiências profissionais artísticas/Outros: Espetáculo “Um pé de circo” – Circo do Mato (2014); Festival de Inverno de Bonito/MS (2014); Festival da América do Sul/Corumbá/MS (2014); Mostra do Vale do Ivinhema/Nova Andradina/MS (2014); Gerente de eventos da Di Trevi Cerimonial/MS (2011-2014); Artesão pelo Ateliê Cristina Orsi/MS (2010 – 2011) com criação de peças para decoração de eventos – sousplat, porta guardanapos, lembranças para casamentos e outros; Consultor de decoração e vendas pela West Cor/MS (2010) e vendedor da Pura Mania confecções (2009-2010).
O artista também expôs suas artes com Móveis e Objetos Decorativos no mercado Mundo Mix – Festival de Inverno de Bonito/MS (2012); Mercado das Pulgas – Brechó Gaveta de Campo Grande/MS (2012); Feira de Designers e Estilistas – Brechó Gaveta de Campo Grande/MS (2012); Eco Festa Cultura Fashion – FUNDAC de Campo Grande/MS (2008).
Yuri Fechner Guazina chama a atenção nas suas criações. A sensibilidade do artista para os mínimos detalhes é visível na sua arte. Suas habilidades manuais são diversas, ele consegue transformar materiais inusitados, simples objetos, em peças interessantes. O artesão produz peças autorais, como móveis que vão de miniaturas, a 3 metros de altura, móveis oriundos de resíduos descartados de materiais múltiplos, indo do vidro ao papel, da madeira ao plástico, da borracha ao ferro; modelados e criados com a estética desejada.
O menino Yuri nasceu e cresceu brincando entre peças e materiais de canteiros e ateliês, sua inspiração veio dos pais, arquitetos. A paixão começou com papel colagem e criações de massa de papel.
O artesão trabalha com sustentabilidade e permacultura (Permanent Agriculture – um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos, em equilíbrio e harmonia com a natureza). A arte produzida por Yuri é 100% reciclada, as peças são variadas: poltronas, cadeiras, bancos, entre outros.
Desde o ano de 2015 que o artista trabalha arte e meio ambiente. Yuri começou no bairro do Bessa, na capital paraibana, onde reside, trabalha e expõe o seu artesanato. E junto com sua equipe de colaboradores conseguiu reciclar mais de 2 mil toneladas de lixo, que foram transformados em móveis e arte decorativa.
O artista utiliza várias técnicas, e realiza manuseio com movelaria, onde são criados móveis a partir de peças de demolição e materiais descartados: mesas, cadeiras, bancos, balanços, pufs, cristaleiras, penteadeiras, entre outros. Artigos decorativos diversos: luminárias, almofadas, esculturas, toyart, mobiles, sousplat, porta guardanapos, arranjos de mesa, caixas, e outros.
Yuri participou da Expo UFPB 60 anos/ Paraíba Criativa 2015 no Espaço Cultural na capital paraibana e teve oportunidade de mostrar a sua criatividade e comercializar a sua arte.
Guazina além de artesão também exerce a função de Empresário/cooperador do “Qdernatelha” – Comida, diversão e arte. Um equipamento cultural que fica localizado na Rua Segismundo Guedes Pereira Neto, 126, Bessa, João Pessoa-PB. No local Yuri cria, transforma, expõe e vende suas peças.
Fontes:
https://www.facebook.com/Qdernatelha