O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 19/04/2016

Arly Arnaud

Atriz, cordelista, teatróloga, professora de dança folclórica, e radialista. É considerada uma das grandes atrizes cômicas do Brasil.
Data de publicação: abril 19, 2016

Naturalidade: Campina Grande – PB

Nascimento: 30 de dezembro de 1956

E-mail: arlyarnaud@gmail.com

Formação acadêmica: Bacharel em Direção Teatral e Artes pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Atividades artístico – culturais: Atriz, cordelista, teatróloga, professora de dança folclórica, e radialista.

Arly Arnaud é uma atriz paraibana radicada no estado do Maranhão. Começou sua carreira como atriz de teatro na década de 1970, inicialmente no grupo Troke Stop em Campina Grande, dirigido por Gutembergue Assis, depois no Grupo de Dona Lourdes Ramalho, uma das madrinhas do teatro campinense.

Morou na Bahia, na época estudante de Direção Teatral e Artes na UFBA. Também trabalhou em várias montagens do teatro livre baiano sob a direção de João Augusto participando de peças marcantes como: Cheio de Jeito Cordel, Mulheres de Tróia, e várias outras. Em São Paulo, participou de muitos espetáculos, e ministrou cursos e oficinas para jovens.

No palco, Arly sempre foi conhecida pela sua espontaneidade, alto astral e uma enorme capacidade de improvisação. É considerada uma das grandes atrizes cômicas do Brasil. É uma mulher do teatro, do cinema e do cordel, trabalhando há anos com a linguagem do cordel, facilitando seu aprendizado, disseminando sua cultura, e atuando em prol de um teatro com intensidade, sangue e profundas raízes na cultura popular.

Arly Arnaud atuou no longa-metragem “Eu me lembro”, de Edgar Navarro, com o qual ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Brasília. Participou também dos filmes “O Pagador de Promessas”, de Tisuka Yamazaki, “Espeto”, de Guilherme Marback e Sara Silveira, entre outros. Foi jurada em festivais como “Comunicurtas” (CG/PB), “O Guarnicê” (SL/MA), “Curta Taquary” (PE) e Mostras de Vídeos em São Luís, Salvador, São Paulo, Bahia e Paraíba.

É fundadora e presidente do INCULCAAR – Instituto Cultural e Companhia de Cordel Arly Arnaud. Dirige a Cia Cordel Em Canto de Teatro, onde assina diversas peças,  é coordenadora de artes do Centro Cultural Lourdes Ramalho (SECULT/ PMCG), além de dirigir a Fundação Artístico-Cultural Manuel Bandeira (FACMA).

O INCULCAAR foi fundado em São Luís (MA) com a proposta de difundir a cultura nordestina, divulgando a literatura de cordel. Com inspiração nos tipos populares do Nordeste, representados com humor na poesia do cordel, as apresentações do grupo realizam-se através de fantasias, adereços, cenários e instrumentação típica (zabumba, sanfona, pandeiro, triângulo, ganzá, viola etc.). No Instituto, Arly atua como professora de dança folclórica, atriz, radialista e cordelista.

Como teatróloga, adaptou para o teatro de cordel de forma cantada e recital poético-musical, o cordel “Discussão dum Fiscal com uma Fateira” de autoria do sergipano Manoel de Assis Campina. O espetáculo consistiu em uma intervenção urbana com acompanhamento musical, além das cantigas de domínio público. Os atores entoam canções regionais acompanhados do som de diversos instrumentos como a viola e a percussão.

Em 2015, a atriz foi selecionada para atuar no longa-metragem do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, o filme “Aquarius”, onde contracenou com Sônia Braga, Irandhir Santos e Humberto Carrão.

Fontes:

https://www.facebook.com/arly.arnaud/

http://www.sescpb.com.br/blogdecultura/index.php?limitstart=55

http://culturavivacomunica.blogspot.com.br/2013/08/festival-comunicurtas-acontece-de-26.html

http://incucaar.blogspot.com.br/

http://flibopb.blogspot.com.br/2015/09/brasil-caboclo-da-cia-cordel-em-canto.html

http://apcfeserp.zip.net/arch2012-01-01_2012-01-07.html

http://campinafm.com.br/portal/cia-cordel-em-canto-apresenta-espetaculo-esta-segunda-22-no-pp/

http://www.livrepauta.com/2015/06/em-campina-grande-projeto-volante.html

http://www.blogdoturismope.com.br/curta-taquary-divulga-jurados-da-oitava-edicao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *