Em comemoração aos 132 anos de Augusto dos Anjos, a casa onde o poeta nasceu passou por uma reforma e foi aberta novamente a visitação na manhã da última quarta-feira (27). O Memorial Augusto dos Anjos localizado na cidade de Sapé, na Mata Paraíba, recebeu alterações no teto, que agora é de madeira, novas mobílias e iluminação adequada. O visitante terá acesso aos documentos, cartas do poeta e edições do livro “Eu”, que estão a amostra.
“Há dez anos essas obras raras, esses livros manuscritos, essa terceira edição do ‘Eu’ ficavam em um armário trancado por falta de expositores, mas graças aos nosso projeto o visitante vai poder olhar essa obra tão rara”, afirma Jairo César, secretário de cultura de Sapé.
O Memorial Augusto dos Anjos foi instalado na antiga casa da ama de leite do poeta, Guilhermina, e inaugurado no dia 11 de maio de 2006. Durante esse dez anos, o memorial nunca havia passado por reformas.
A reforma durou 120 dias e foram investidos cerca de 100 mil reais. Os idealizadores do projeto esperam que as escolas realizem em sala de aula atividades sobre Augusto dos Anjos e visitem ao Memorial e também que as agencias de turismo incluam o Memorial nos roteiros de viagens. “É um prato cheio para que a gente comece a explorar a economia da cultura, coisa que ainda é insipiente na Paraíba”, afirmou Lau Siqueira, secretário de de Cultura do Estado.
O horário de visitação do Memorial é de 08h às 16h, de terça a sexta-feira, e 08h às 12h, em sábados, domingos e feriados. As visitas devem ser agendadas pelo número 9 9420-0464.
Via: Jornal da Paraíba