Naturalidade: Curitiba – PR / Radicada em João Pessoa – PB
Contato: (83) 3251-1285/ 99968-2176
E-mail: cristinastrapacao@gmail.com
Site: http://www.cristinastrapacao.com.br
Formação: Graduada em Serviço Social.
Atividade artístico – cultural: Artista plástica.
Técnica: Óleo sobre tela
Exposições: Na capital paraibana, em exposição permanente, na Galeria Gamela, Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, nº 193, Tambaú, e no Centro de Cultura Zarinha, Av. Nego, 140, Tambaú. Na Galeria de Arte do IFRN – cidade alta, Curitiba (PR), Recife (PE), Gramado (RS), entre outros.
Maria Cristina Strapação Guedes Vianna deixou sua área de formação, Serviço Social, e dedicou-se a pintura. Ela frequentou cursos de desenho e pintura no Paraná (PR), e fora do país, em Barcelona (Espanha) fez o curso de Restauração em Pintura, Anatomia, Pintura sobre Vidro e Técnica de Vitral, e Especialização sobre a obra de Antoni Gaudí pela Universidade Politécnica da Catalunya, e diversos cursos e oficinas.
A artista tem o mar como pintura figurativa temática e inspiradora. Ela reside na Ponta do Seixas, ponto extremo oriental das Américas, de onde retira inspiração para sua pintura, do universo paisagístico local. Durante as suas caminhadas na beira mar, encontra estímulo, tropeça com seus passos quando se depara com as diferentes cores do mar que diferem a cada hora do dia, e época do ano, com as infinitas formas com as quais as ondas e suas espumas encontram a areia, com os barcos e jangadas ancorados.
Ao pintar suas telas, a artista quer trazer ao público um pouco dessas visões e percepções sentidas a beira mar. É um presente que ela oferece aqueles que amam a arte e a natureza.
Cristina já realizou exposições individuais e coletivas em Curitiba (PR), Natal (RN), e em Roma. E ministrou cursos de desenho artístico, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.
A artista dedicou criação e empenho ao seu projeto “Extremo Cabo Branco”, cuja temática é a Falésia do Cabo Branco, paisagem onde está edificada a Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa (PB). Uma obra de grandes dimensões, com muitos detalhes, óleo sobre tela, dentro de técnica e estilo hiper-realista, como é todo o trabalho da artista.
Cristina Strapação também criou o projeto “Mares do Brasil”. Ela é Curadora do leilão das artes, promovido pelo Centro Cultural Piollin/JP (mobilização de artistas paraibanos que contribuíram com pintura, escultura ou fotografia), participou do livro “Marinhas – artistas que retratam o mar”, do Solar do Rosário Arte e Cultura (Curitiba-PR) presentes em telas e fotos, reunindo imagens de praias, baías, rios e outros cenários de grande beleza, bem como seus habitantes e vegetação.
Ao ministrar cursos de Desenho Artístico, Cristina artista utiliza uma didática mais construtivista, do saber artístico e técnico do desenho, por meio do exercício da observação, realidade, o estudo da proporção, espaço, volume, plano entra outros atributos. A artista destaca “O curso prepara o aluno para desenvolver qualquer tipo de desenho no futuro, pois as aulas englobam bastante coisa”.
Ao comentar sobre a obra de Cristina Strapação, a curadora geral e vice-diretora da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, Lúcia França enfatizou “Em milimétricas pinceladas, une em suas obras, amor pela natureza e seu comprometimento em preservá-la, revelando muitas vezes os detalhes não vistos pelo olhar apressado. Como uma sacerdotisa, ela une técnica e destreza, e nos ensina em cada uma delas a necessidade de estar em sintonia com o meio ambiente. Seu engajamento e suas pinturas nos transportam a cálidos momentos de mergulho interior e de deslumbre pela exímia Criação”.
Cristina Strapação segue com a sua arte, fascinada pelo mar, pintando as águas de maneira imponente, sempre protagonista das imagens. A artista busca as minúcias quando pinta, representando o esplendor marítimo em cada pincelada.
Fontes: