O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 19/05/2016

Mestre Abimael

Um ceramista de referência na Paraíba. Utiliza a técnica da queima de cerâmica através do processo milenar de tradição oral, e fabrica tanto peças únicas como conjuntos de peças.
Data de publicação: maio 19, 2016

Naturalidade: Campina Grande – PB

Contato: (83) 3235-5518

Matéria-prima: Cerâmica

Peças Produzidas: Esculturas e miniaturas em cerâmica.

Abimael Soares da Fonseca, mais conhecido como “Mestre Abimael”. É um ceramista paraibano reconhecido por sua arte de produzir miniaturas e esculturas primitivas em barro. O pai do Mestre Abimael também era ceramista.

Quando tinha 10 anos de idade, o menino Abimael fez uma jararaca idêntica aos que apareciam no seu quintal, bem pintadinha e perfeita. E colocou perto do banheiro, que era o caminho que todos passavam, e esperou para ver a reação das pessoas que passavam, o objetivo era assustar a sua irmã, que era alvoroçada e se apavorava com qualquer coisa. Porém, Abimael esqueceu o que tinha feito. E ao se deparar com a cobra gritou – Pai, pai, pai. O pai vem rapidamente matar a tal cobra. No final não recebeu uma surra do pai, mas, levou um grande susto.

Mestre Abimael utiliza a técnica da queima de cerâmica através do processo milenar de tradição oral. Suas produções são diferenciadas, além de possuir um estilo único, com isso seu trabalho foi homenageado através do Documentário Abimael e a Queima de Cerâmica: Compartilhando Saberes Tradicionais, onde apresentam imagens do processo de produção cerâmico e uma sensível trilha sonora. O documentário foi lançado em 2005, durante o CCHLA Conhecimento em Debate, promovido pela Universidade Federal a Paraíba (UFPB).

Mestre Abimael é um ceramista de referência na Paraíba. Ele Fabrica tanto peças únicas como conjuntos de peças, que estão disponíveis à apreciação turístico-cultural e à venda, sua arte também é exposta em feiras de artesanato que acontecem no Estado da Paraíba.

Fontes:

http://rosildasa.blogspot.com.br/2011/06/mestre-abimael-e-queima-ceramica.html

http://www.sebraepb.com.br/artesanato/produtos/artesaos.jsp?idProduto=batik

http://www.recantodasletras.com.br/contoscotidianos/2449122

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *