O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Seis exposições artísticas estão em cartaz na Estação Cabo Branco neste mês

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada no bairro do Altiplano, dispõe de seis exposições artísticas para apreciação do público de todas as idades com entrada gratuita. São elas: “Áfricas, Mulheres que realizam, Transmutação, Solidariarte, Trajetável, Homem Objeto, Fibras e Tramas”. A Estação Cabo Branco funciona de terça a sexta-feira das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 19h.

Está em cartaz no primeiro pavimento da Torre Mirante a exposição “Áfricas”, uma coletiva fotográfica que reúne trabalhos de vários africanos, com curadoria de Alberto Banal. A exposição é resultado de pesquisas e viagens à África de Banal. Desde 2004, o artista tem estreita ligação com a cultura quilombola.

A partir de estudos sobre o tema, Alberto Banal viajou à África, onde percorreu seis países: Argélia, Marrocos, Etiópia, Zâmbia, Gana e Senegal. “A cada retorno ao Brasil, voltava com novos conhecimentos a partilhar através de exposições, palestras e seminários”, explicou o artista.

A exposição “Solidaridarte – Alice ao Extremo” da artista plástica Erieta Kogiaridis é  outra exposição que vem chamando a atenção do público. O nome “Solidaridarte” é uma mistura de Solidariedade e Arte. A mostra coletiva visa divulgar o trabalho da artista Erieta Kogiaridis Ewald. Nela, Erieta e artistas amigos se uniram e puseram todas as obras à venda para contribuir com custos de seu tratamento de saúde.

DSCN7139“Mulheres que realizam demais” também se encontra em cartaz na Torre Mirante. A exposição é de autoria de Selma Chances e trata da arte no contexto social. Nela a artista rende homenagens a três grandes artistas plásticas Edlene Lins, Rosilene Garcia e Lúcia França.

“A exposição “Mulheres Que Realizam” foi a forma que encontrei para homenagear e parabenizar a todas as mulheres íntegras que fazem do seu labor uma forma de amar e dedicar-se ao seu próximo com seriedade e respeito”, comentou Selma Chances.

Também no primeiro pavimento da Torre Mirante está em cartaz a exposição “Transmutação” de Raisse Herculano. No espaço expositivo, o visitante vai encontrar obras da artista em cerâmica e pinturas, uma verdadeira mudança alquimia transmutada com personagens em forma de anjo e figuras aladas. Tudo isso aliado aos elementos da natureza, história e tradição cultural.

A curadora geral da Estação Cabo Branco, Lúcia França, comentou que a pintura de Raísse Herculano traz desenhos inspirados na geometria indígena numa rica nuance de cores e tons. “A argila se molda ao toque amoroso da artista e atinge a todos, expressão do seu inconsciente, que encontra a oportunidade de se revelar”, comentou.

Estação das Artes

DSCN7047No prédio ao lado da Estação Cabo Branco, na galeria da Estação das Artes, o visitante poderá conferir a exposição Trajetável de André Soares, idealizador do Movimento Catamisto, cuja técnica de pintura cata, mistura o lixo, material em desuso e descarte, transformando em arte humanitária.

No corredor da Estação das Artes tem ainda a exposição “Homem Objeto”, resultado de um trabalho realizado pelos alunos e artistas que participam do ateliê Ilson Moraes Ateliê de Arte (IMAA). A ideia de trabalhar o tema é trazer a visão de cada artista e relação a este homem com o mundo.

Dai surgiram as mais variadas obras que dialogam desde o homem pré-histórico, o homem atual, consumista ou consumido, o homem capitalista, o homem tecnológico até chegarmos à memoria do próprio objeto esquecido no passado.

Participam desta exposição os artistas: Ana Viana, Cejane Ramos, Célia Gondim, Claudio Couto, Diana Celestino, Evanice Santos, Gunga Rodrigues, Ilson Moraes, Kátia Silene, Moema Paiva, Rosália Filizola, Silvio Feitosa. A exposição faz parte da programação do Festival de Artes Visuais da Paraíba (FAVI/2016), evento organizado pela Associação de Artistas Plásticos da Paraíba (ASSOCIART/PB).

SERVIÇO:

Exposições: “Áfricas, Mulheres que realizam, Transmutação, Solidariarte, Trajetável, Homem Objeto, Fibras e Tramas”.

Expositores: Alberto Banal, Raisse Herculano, Erieta Kogiaridis, André Soares, Isis Galvão.

Local: Primeiro pavimento da Torre Mirante e galeria da Estação das Artes

Visitação: terça a sexta-feira das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 19h.

Fones: 3214.8270 – 3214.8303

Entrada gratuita

Via: Prefeitura de João Pessoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *