Município: João Pessoa – PB
Ano de criação: 2013
E-mail: orquestra.smjp@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/osmjp/
Site: http://www.maestrodepaco.com/
Maestro Titular e Diretor Artístico: Laercio Sinhorelli Diniz
Gerente Executivo: Hector Jorge Rossi
A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) teve sua grande estreia junto ao público no I Festival Internacional de Música Clássica, em dezembro de 2014, dentro do projeto Maestro Capemisa. A orquestra incorporou em seu quadro artístico os músicos da antiga Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, além de 15 talentos novos contratados da região.
OSMJP abriu em março (2016) a temporada de Concertos no auditório Celso Furtado, do Centro Cultural Ariano Suassuna. Com uma excelente apresentação da peça “Fantasia Carnavalesca”, em homenagem ao compositor pernambucano, Clóvis Pereira, sob a regência do maestro e diretor Laércio Sinhorelli Diniz.
O maestro destacou “Apesar da imensa crise que o nosso país atravessa, conseguimos oferecer este presente a população de João Pessoa, nos tornado uma das poucas orquestras no Brasil a antecipar a programação para todo o ano. Para nós, este feito é de grande importância, tanto para o nosso público, como para o nosso corpo orquestral facilitando também a divulgação e organização do nosso trabalho”.
Clóvis Pereira, com muito encantamento e emoção afirmou que recebeu com muita alegria a homenagem. “Para mim é uma gloria, fiquei muito feliz com a homenagem e com os aplausos, e foi uma surpresa saber que tem essa orquestra em João Pessoa. O público daqui é muito musical, espero voltar outras vezes”.
OSMJP com muito entusiasmo e satisfação, realizou o I Concerto Didático de 2016. Voltada para crianças e adolescentes, a apresentação ocorreu em 26 de abril, na Escola Municipal Doutor José Novaes, no Bairro dos Novaes. A Orquestra tem apoio da Prefeitura de João Pessoa, através de sua Fundação Cultural (Funjope).
Com regência do maestro assistente Gustavo Ginés de Paco, o programa para o apresentou o 1º Movimento da Suíte Dom Quixote (Telemann), 1º Movimento (allegro) do Concerto para 2 cellos solistas (Vivaldi), Cipó Branco (Cussy de Almeida), Abertura de Egmont (Beethoven), 4º Movimento (Malambo) das danças do balé “Estancia” (Ginastera), Tema do filme “Missão Impossível”, Vou me casar (Jackson do Pandeiro) e Guerreiro do Além-Mar (Sergio Campelo).
Fontes:
http://paraibaonline.net.br/sinfonica-de-joao-pessoa-abre-temporada-de-concertos/