O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 14/07/2016

Andrezza Vieira de Vasconcelos

A artesã faz parte do Grupo “Sereias da Penha”. Produz biojoias de escamas de peixe: pulseiras, braceletes, colares, e outros acessórios.
Data de publicação: julho 14, 2016

Naturalidade: João Pessoa – PB

Técnica Artesanal: Confecção de biojoias.

Matéria-prima: Escama de Peixes

Peças Produzidas: Pulseiras, braceletes, colares, e outros acessórios.

Andrezza Vieira de Vasconcelos, que até pouco tempo vivia em função de sua família e seus dois filhos, hoje faz parte do Grupo Sereias da Penha. A paraibana passou a integrar a Associação Comunitária da Penha, no ano de 2014, quando participou de um curso sobre a produção de biojoias e a partir de então começou a participar das Sereias da Penha. O projeto foi batizado pelo estilista Ronaldo Fraga, enquanto desenvolvia sua coleção lançada em maio de 2015, no São Paulo Fashion Week. A coleção mostrou peças produzidas por Andrezza, e demais artesãs que fazem parte do “Sereias da Penha”.

A artesã produz biojóias de escamas de peixe, que num trabalho minucioso passa, uma a uma, por dentro do fio de nylon usado na pesca, encaixando pérolas, e assim, transformam-se em peças únicas. Andrezza através da sua arte vai tecendo o próprio futuro.

Segundo Andrezza fazer parte do Grupo Sereias da Penha mudou a sua rotina de vida, e de muitas outras que fazem parte deste projeto, e que através dele podem sustentar sua família e criar uma nova história. “Antes, vivia só em casa, cuidando dos filhos, e do marido. Mas tive essa oportunidade, fiz um curso de biojoias e estou aqui”, diz Andrezza.

O Projeto Sereias da Penha é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio do programa João Pessoa Artesã (JPA), com o Instituto Federal de Educação (IFPB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), e se transformou em uma importante ferramenta de geração de renda e emprego para as mulheres da comunidade da Penha.

Fontes:

http://www.wscom.com.br/noticia/paraiba/PECAS+DE+ARTESAS+DA+PENHA+VAO+AO+SPFW-184081

http://novo.clipclipping.com.br/estadual/ler/noticia/2245157/cliente/231

https://sereiasdapenha.wordpress.com/2015/04/27/equipe-3/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *