O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 15/07/2016

Ariel Coletivo Literário

Espaço de divulgação democrática de composições literárias, adaptações, reportagens sobre literatura, e outros. É formado por amantes de literatura que se organizaram a partir de uma rede social.
Data de publicação: julho 15, 2016

Município: Campina Grande – PB

Criação: 2013

Fundadores: Tiago Silva

E-mail: arielcoletivoliterario@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/groups/479183428770835/?fref=ts

Perfil no Instagram: @arielcoletivoliterario

O Ariel Coletivo Literário surgiu a partir da ideia de uma das alunas da disciplina “Literatura de Escrita Feminina”, do curso de Letras – Inglês da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), para o seu professor, Tiago Silva. É formado por amantes de literatura que se organizaram a partir de uma rede social. Inicialmente o objetivo era compartilhar o material literário, mas depois agregaram encontros presenciais com muita poesia e descontração.

O grupo de leitura foi criado no Facebook pelo Professor Tiago, que tinha como objetivo inicial compartilhar composições literárias de autoria feminina com todos os alunos matriculados na matéria. Logo, muitos alunos de Letras, alguns professores de outros cursos, colegas de trabalho e até pessoas de outras cidades aderiram ao projeto.

Apesar da proposta inicial, o grupo não está limitado a obras assinadas por mulheres. O objetivo atual é de compartilhar textos de autores nacionais e estrangeiros, independentemente da orientação de gênero.

Não cabendo mais apenas dentro de paredes e páginas virtuais, o grupo passou a promover saraus que, para além da palavra, agregam também música e artes plásticas.

O nome Ariel, sugerido pela professora Vitória Lima, homenageia simultaneamente três grandes nomes da literatura: A poetisa Sylvia Plath, que o utilizou como título de seu último livro, publicado postumamente; Shakespeare, com Ariel, o espírito dos ares, personagem de sua peça “A Tempestade”, e Hans Christian Andersen, que batizou a protagonista de um de seus contos mais famosos, “A Pequena Sereia”, de Ariel. Já o termo coletivo remete a ideia de espaço de divulgação democrática de composições literárias, adaptações, reportagens sobre literatura, e outros.

A administração do grupo é feita pelo próprio Tiago, que modera a entrada de novos usuários e procura fazer com que o espaço seja o mais democrático possível. Os integrantes mais participativos do grupo realizam “Sarau Poético” em eventos culturais por regiões circunvizinhas. O coletivo se apresenta em espaços diversificados, como museus, bares e ruas, espaços urbanos e culturais em geral, com o intuito de estimular uma literatura que se faça presente no cotidiano.

Fontes:

http://www.uepb.edu.br/sarau-academia-dos-poetas-vivos-tera-lancamento-de-livro-e-coletivo-literario-na-proxima-quinta-feira/

https://www.facebook.com/Ariel-Coletivo-Liter%C3%A1rio-1580589235486001/timeline/

http://www.grandecampina.com.br/2013/02/campinenses-amantes-da-literatura.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *