Amanhã (21), a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) irá realizar um concerto especial com participações de dois trompetistas vindos dos Estados Unidos. A apresentação faz parte da programação do II Encontro Internacional de Trompetes Ubirani e traz como convidados Alan Siebert (Orquestra de Câmara de San Diego) e Charles Schlueter (Filarmônica de Nova Iorque). A regência será do maestro Luiz Carlos Durier, titular da OSJPB e acontece na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 20h30, com entrada gratuita.
O Encontro Internacional de Trompetes Ubirani é uma realização do grupo Ubirani, associação de jovens trompetistas sediada na cidade de João Pessoa e conta com parceria da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) por meio da sua Orquestra Sinfônica Jovem.
A abertura do concerto será com a composição “Em Um Mercado Persa”, de Albert Ketelbey (1875-1959). Na sequência, o programa apresenta, de Cesar Guerra Peixe (1914-1993), “Museu da Inconfidência” e “Restos de Reino Negro”. Com solo do trompetista Alan Siebert a Orquestra toca obra de Johann Baptist Neruda (1708-1780), “Concerto para Trompete e Orquestra em Mi Bemol Maior”, nos movimentos Alegro / Largo / Vivace.
Em seguida, o trompetista convidado Charles Schlueter entrará como solista na obra de Alexander Arutiunian (1920-2012), “Concerto para Trompete em Lá Bemol Maior”. Para fechar o concerto, a Orquestra Jovem executará a uma seleção de temas da obra “Les Miserables” de Claude-Michel Schönberg (1944), com arranjo de Bob Lowden.
Alan Siebert (solista) é professor de trompete no Conservatório de Música da Universidade de Cincinnati. Foi membro da Orquestra Sinfônica de San Diego e principal trompete tanto da Ópera quanto da Orquestra de Câmara de San Diego. Atualmente é membro da Orquestra Filarmônica de Dayton.
Como solista, Siebert já se apresentou em grande parte dos Estados Unidos e no exterior. Também se apresentou e gravou com os grupos “Summit Brass”, “Carillin Brass” e “Westwind Brass & Kenuckiana”. Encomendou e estreou diversas obras para trompete solo e grupos de metais.
O outro trompetista convidado, Charles Schlueter (solista), cresceu em Du Quoin, Illinois. Começou seus estudos no trompete quando tinha apenas dez anos e recebeu orientação de Charles Archibald, Donald Lemaster, Melvin Siener e Edward Brauer antes de entrar para Juilliard School em 1962, onde desde então seu mentor foi William Vacchiano, principal trompetista da Filarmônica de Nova Iorque.
Schlueter foi o principal trompete na Orquestra Sinfônica de Boston de 1981 até 2006. Antes deste período, foi primeiro trompete da Filarmônica da cidade de Kansas, Sinfônica de Milwaukee, Orquestra de Minnesota e principal associado da Orquestra de Cleveland.
Serviço:
Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba – 3º Concerto Oficial de 2016
II Encontro Internacional de Trompetistas Ubirani
Regência: Luiz Carlos Durier (maestro titular)
Solistas: Alan Siebert (Orquestra de Câmara de San Diego) e Charles Schlueter (Filarmônica de Nova Yorque), trompetes
Data: quinta-feira (21 de julho)
Hora: 20h30
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural José Lins do Rego
Entrada: gratuita
Via: Governo da Paraíba