Paraíba – Brasil
Gênero: Documentário de curta-metragem
Produção e Direção: Riccardo Migliore
Ano: 2013
Duração: 19’54”
Formato: DVCam
Música: Benedito do Rojão (e conjunto).
A entrada do Rojão é um filme não ficcional que retrata a vida e obra musical de Benedito do Rojão. Inicialmente foi definido com média-metragem, produzido entre setembro de 2012 e março de 2013, sendo reeditado entre maio e junho de 2013.
O filme expõe João Benedito Marques, conhecido no meio artístico por “Benedito do Rojão”, que com seus quase 80 anos, um AVC, e um passado de apreciador da cachaça e das casas de perdição, continua na ativa, com cinco CDs gravados e inúmeras apresentações, na Paraíba e Brasil afora.
Cria e amigo do grande artista Jackson do Pandeiro, Benedito do Rojão costumava tomar cachaça com ele no Cassino/Cabaré “Eldorado”, histórico centro de lazer (e prazer) para a alta sociedade de Campina Grande, localizado na Feira Central.
Ainda hoje Benedito do Rojão admite a influência do estilo criado por Jackson, para quem escreveu várias músicas. Benedito conseguiu seu espaço no cenário musical tendo como foco a tradição no estilo “rojão”, além de explorar a musicalidade do coco de roda.
O filme foi um trabalho produzido literalmente “na raça”, sem algum suporte financeiro ou logístico. Uma câmera na mão, uma ideia na cabeça e um exímio músico quase desconsiderado na Paraíba, com uma história interessante e intensa para contar. O filme percorre algumas etapas e lugares centrais na trajetória artística e humana deste excelente perpetuador da melhor tradição musical da Paraíba.
Fontes:
http://portacurtas.org.br/filme/?name=a_entrada_do_rojao
http://curtadoc.tv/curta/cultura-popular/a-entrada-do-rojao/
http://onelovefilmes.blogspot.com.br/2013/01/novo-documentario-entrada-do-rojao-de.html
http://www.livrepauta.com/2013/04/cinema-entrada-do-rojao-sera-lancado.html