Naturalidade: João Pessoa – PB
Nascimento: 03 de abril de 1966
Atividades artístico-culturais: Ator, diretor teatral, e humorista.
Márcio Tadeu passou por várias formações: Eletricidade Predial (SENAI), Pedagogia e Bacharelato em Teologia (incompletos), mas acabou por decidir ser um artista.
Começou sua carreira no ano de 1987. As suas primeiras atuações nas artes cênicas foram em espetáculos teatrais, como ator, e diretor. Márcio dirigiu mais de 20 peças (infantil/adulto), humorismo, e televisão.
Em janeiro de 1991, Márcio fez um curso de iniciação teatral na Fundação Espaço Cultural, sobre a tutela do Diretor Roberto Cartaxo. Seu primeiro trabalho, com a oficina no Teatro de Arena do Espaço Cultural foi a “Mente Capta”, se destacando com o personagem de um bebê, o qual veio a virar depois o “Babygordurinha”, na TV Tambaú. Depois veio o espetáculo “Este banheiro é pequeno demais para nós dois”, com direção também de Roberto Cartaxo, pessoa importante para sua carreira, como Márcio faz questão de frisar em suas entrevistas.
Em seu currículo há passagem por grandes emissoras de TV, o que confirma seu carisma e talento. Em 2006, fez o seu primeiro trabalho na Rede Globo, na minissérie “A Pedro do Reino”, do mestre Ariano Suassuna, com direção de Luiz Fernando Carvalho.
Na época, foi realizado um teste, com quase 800 atores do Nordeste, foi aprovado com honra. Esta experiência lhe deu a oportunidade de crescer, conhecer a grande atriz Fernanda Montenegro, o autor da Minissérie, e realizar um trabalho de preparação durante três meses de intensa dedicação, entre aulas de expressão corporal e voz. Márcio Tadeu diz com emoção “Um sonho realizado!”.
Em 2008, participou do Festival de piadas do Show do Tom (exibido pela Rede Record), vencendo em primeiro lugar, e trazendo para a Paraíba o verdadeiro humor sem palavrões, apelações e emocionando o Brasil. Também no mesmo ano, foi agraciado com o Prêmio Heitor Falcão promovido pelo renomado jornalista Abelardo Jurema.
Em 2010, o diretor Walcir Carrasco escreveu um personagem, Herculano, para Márcio Tadeu, em sua novela “Morde e Assopra”, e foi a sua estreia na TV Globo. Logo após, já em 2012, veio o Padre Solano em Avenida Brasil. Ainda na mesma emissora, em 2016, interpretou o Romualdo da novela “Êta mundo bom”. Isso tudo sem deixar de lados os seus shows de humor.
Márcio Tadeu recorda “Em 2010 o Walcir veio pra cá receber uma homenagem e ele me disse que escreveu um personagem pra mim na novela, que era o Herculano. Fiquei surpreso de três meses após o término de “Morde e Assopra” a produção de “Avenida Brasil” me liga fazendo o convite para fazer o Padre Solano. Assim, cheguei a Globo mostrando que não cai de paraquedas, cheguei por competência”, enfatizou.
De menino pobre e criado num orfanato, abandonado pela mãe, e passado por situações tristes, deixando marcas que foram apagadas com o tempo. Márcio se transformou num homem forte, capaz, e versátil. Com seu imenso talento, e fazendo a plateia rir, ele conquistou Tom Cavalcante em um festival de piadas na Record, mas tirou a sorte grande quando o diretor Walcir Carrasco decidiu comprar uma casa para veranear em João Pessoa (PB). Ele relembra “Ele me pediu para me preparar psicologicamente para um sucesso instantâneo que uma novela provoca na vida de um artista”.
O ator é respeitado na Paraíba, e reconhecido nacionalmente. A fé e a trajetória de vida em muito contribuiu com o seu sucesso. Márcio Tadeu é casado com Adriana Alves, pai de três filhos, de família evangélica, e junto com a esposa fundou no ano de 2002, a instituição Adriana de Jesus (Cidade Verde, João Pessoa/PB). A instituição se mantém com os shows e de doações voluntárias.
Alguns trabalhos do artista:
Teatro: Veredas dum Sertanejo, A Mentecapta, Rock Monstro, Uma bruxinha encomoda muita gente, O Burgues Fidalgo, Lampião vai ao Inferno buscar Maria Bonita, Vovô viu a uva, Todas as ondas do rádio, Sanduiche de Humor, Jesus uma cena contemporânea, É Pra rir ou Pra Chorar.
Cinema: O sonho de Inacin, A visita do Imperador, A Pedra do Reino, Água Barrenta.
Televisão: A Hora do Chibata e Festa na Roça (TV Tambaú), Sábado de Graça (Band TV), É Pra rir ou Pra Chorar ( quadro do Correio Espetacular/TV Correio/Record), O Melhor do Riso com Márcio Tadeu (Show do Tom/ Rede Record), Morde & Assopra e Eita Mundo Bom. (Novelas da Rede Globo de Televisão), e Ancora em Programas de vestibular, e campanhas publicitárias.
Fontes:
https://pt-br.facebook.com/M%C3%A1rcio-Tadeu-104878859601441/timeline/
http://www.dercio.com.br/blog/esse-tem-talento-o-humorista-paraibano-marcio-tade/
http://tirinet.blogspot.com.br/2012/04/o-menino-pobre-criado-em-orfanato-que.html