Naturalidade: João Pessoa – PB
Atividade artístico-cultural: Músico
Formação artístico-educacional: Graduação em Licenciatura em Música (2011); Flauta Doce (2013); Oboé (2012); Metodologia do Ensino do Instrumento (2010); Ritmo, movimento e fala na prática da Educação Musical (2009) – Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Apresentações/participações:
– XIX Encontro de Iniciação Científica da UFPB/Congos de Pombal: Documentação musical e herança cultural (2011);
– II Encontro Regional da ABET Nordeste/Congos de Pombal: Documentação e herança (2010);
– 4º Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (2009);
– Fórum de Etnomusicologia (2009);
– 1º Fórum de Educação Musical – Pesquisa em Educação Musical (2009);
– I Encontro de Fundamentos Antro-Filosóficos da Educação/A concepção Antiga de homem (2008);
– IX Encontro Regional da ABEM Nordeste: II Fórum Norte-Rio-Grandense de Educação Musical (2010);
– IV Encontro Regional da ABEM Nordeste/II Fórum Norte Rio Grandense de Educação Musical Educação Musical na educação de Jovens e adultos: Relato de aprendizagens significativas (2010);
– II Fórum Paraibano de Educação Musical (2009);
– Fórum de Educação Musical (2009); e VII Encontro Regional da ABEM NE (2008).
Prêmio: Láurea Acadêmica Destaque da Graduação, Universidade Federal da Paraíba.
Renan Mendes da Silva atualmente é professor de música da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PB). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: performance, flauta doce, oboé, canto, concerto e música clássica japonesa.
O artista ministrou oficinas de música no Projeto Caminho das Capelas da: Manutenção, Delimitação e Sinalização das capelas da Várzea (PB), sob a coordenação da professora Alicie Lumi Satomi.
O músico faz parte do Grupo Iamaká – O Grupo de Música Renascentista da UFPB, ligado aos Departamentos de Música (DeMus) e de Educação Musical (DEM) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA). Renan toca no grupo o instrumento Flauta Doce.
O Grupo Iamaká já se apresentou com sucesso em importantes eventos, em João Pessoa e em outras cidades, tais como: Festival de Inverno de Garanhuns (PE), Estação Ciência Cabo Branco, Sala de Concertos Radegundis Feitosa (UFPB), Festival Paraibano de Coros – FEPAC, 3º Festival de Flauta Doce, Campina Grande (PB); Circuito nas Igrejas – A Matéria do Sonho; I Circuito Cultural Universitário Internacional.
Fontes:
https://www.facebook.com/renan.mendes.507