Naturalidade: Curitiba – PR
Radicou-se em João Pessoa – PB.
Falecimento: 12 de julho de 2016, em João Pessoa.
Contato: (83) 98803-1978
Facebook: https://www.facebook.com/erieta.ewald?fref=ts
Formação artístico-educacional: Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Atividade – artístico cultural: Artista plástica.
Atividades exercício – profissional: Atuou como monitora no Projeto Patrimonial – O Futuro Visita o Passado (João Pessoa/UFPB, 2012), ministrou aulas sobre “Arte Barroca” no Centro Histórico de João Pessoa. Participação – gravuras e pinturas – em feiras de artes (Nova Feira, Usina Cultural Energisa, 2012-2013). Estagiou no Centro Cultural Piollin (João Pessoa, 2014).
Exposições: Coletiva do II EBAS [XXI Encontro Brasileiro de Artes para o Século XXI] (UFPB, 2012; Xilogravura – Casarão 34, 2013); (Hall da Reitoria/UFPB, 2014); Plataforma Revoada (Galeria Lavandeira/CCTA/UFPB, 2015); Estação Ciências (2016);
Erieta Kogiaridis Ewald, uma paranaense, filha de grego e descendente de italiano. Adotou a cidade de João Pessoa como sua. E aqui produziu arte intensamente e fez muitos amigos; além de participar de oficinas com artistas locais como Chico Dantas, Carlos Nunes e Rose Catão.
Com muito talento começou a atuar nas artes plásticas no ano de 2006. Fez cursos de pintura e participou de mostras coletivas no Museu Alfredo Andersen, em Curitiba. Também fez cursos de pintura e desenho no Cearte, quando chegou a capital paraibana.
Erieta Ewald começou uma batalha e desafio contra um câncer no ano de 2007, passando por jornadas incansáveis de tratamento e com isto, necessitava de ajudas para custeá-lo.
Em 2016, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC) abriu a exposição Erieta e Amigos na Galeria Archidy Picado. A coletiva teve caráter solidário e, além de divulgar a sua obra, contribuiu nos custos do tratamento de saúde de Erieta, e contou com variadas obras doadas por colegas, obras essas, referentes às diversas fases criativas da artista. Algumas pinturas foram comercializadas durante o período de visitação.
A exposição da artista plástica Erieta Kogiaridis, intitulada “Solidaridarte – Alice ao Extremo”. Chamou a atenção do público. O nome da exposição “Solidaridarte” é uma mistura de Solidariedade mais Arte. Não só divulgou o trabalho de Erieta, como também mostrou a hospitalidade do povo paraibano, que não só recebem bem o visitante, como também apoia quem decide viver por aqui. Não só nos momentos mais felizes, como também em momentos difíceis, que foi o caso da artista.
Erieta estava desenvolvendo um projeto Alice e companhia, em que também trabalhava com as letras gregas. Uma referência de “nonsense”, subvertendo a obra de Lewis Carroll, um conto infantil para adultos escrito há mais de 150 anos. Um clássico infantil que tem sido interpretado por diversos artistas. Mas, infelizmente sua jornada da luta contra o câncer chegou ao fim, com seu falecimento em 12 de julho 2016 ,deixando familiares, filhos e marido.
Mesmo assim a família autorizou a permanência da exposição no primeiro pavimento da Torre Mirante em João Pessoa, de 3 a 31 de julho (2016), com atividades artísticas, culturais e educativas para todas as idades.
Fontes:
https://glocalarts.com/ErietaEwald
http://docplayer.com.br/18930832-Ensinando-artes-as-criancas-atraves-da-arte-contemporanea.html
http://www.paraibacriativa.com.br/fundacao-espaco-cultural-da-paraiba-promove-exposicao-solidaria/