Naturalidade: Campina Grande – PB
Nascimento: 1954 // Falecimento: 31 de agosto de 2021
Formação: Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Atividade artístico-cultural: Fotógrafo
Roberto Coura desde criança já se dedicava as atividades artísticas. Aos 13 anos, estudou na Escolinha de Artes do professor Jorge Miranda, aos 15 anos passou a frequentar o Museu de Arte Assis Chateaubriand,
Atuou como artista plástico até 1972, logo depois começou a trabalhar com a fotografia. Segundo Coura, a mudança foi inesperada “O estilo de pintura de desenho que eu estava fazendo, muito figurativista, então de uma hora para outra me vi com a câmera fotográfica na mão”.
A fotografia acabou sanando a necessidade de reproduzir de forma plástica o que o artista via, com isso, seus laços com as artes plásticas foram rompidos. Para o artista, o tipo de imagem mais difícil de ser clicada é o retrato das pessoas, devido as suas expressões que mudam constantemente.
Em 1977, o fotógrafo fez um ensaio na feira central de Campina Grande, os registros em preto e branco ressaltaram a realidade dos feirantes campinenses. No ano de 2013, voltou para a mesma feira e refez o ensaio, desta vez produzidas com imagens coloridas. Seu trabalho foi exposto no hall da Universidade Federal da Paraíba, e suas imagens foram reunidas no livro “A Feira Grande”.
Roberto Coura foi um fotógrafo autodidata. Suas obras são relacionadas a fotografia sociológica-antropológica, fotografia de produto, fotografia arquitetônica e de obras de artes.
Ele participou de salões e exposições na Paraíba e em outros estados do Brasil, e foram publicadas em revistas, catálogos nacionais e internacionais.
Professor aposentado pelo Departamento de Arquitetura da UFPB, Roberto Coura faleceu dia 31 de agosto de 2021 vítima de um infarto.
Fontes:
http://www.agencia.ufpb.br/ver.php?pk_noticia=7003