O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 09/09/2016

Ponto de Cultura Maracastelo

Um grupo que fomenta a cultura do Maracatu de Baque Virado. Apresenta-se em formação e em cortejo. Repertório: toadas tradicionais, e composições autorais.
Data de publicação: setembro 9, 2016

Município: João Pessoa – PB

Criação: Junho de 2014

Estilo Musical: Maracatu de Baque Virado

Contato:  (83) 9 9813-7111

E-mail: coletivomaracastelo@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/coletivomaracastelo/

Site: https://sites.google.com/view/ponto-de-cultura-maracastelo/

Fundadoras: Angela Gaeta, Marcella Loureiro e Jamylle Barcellos.

O Coletivo Maracastelo é um grupo que fomenta a cultura tradicional, em especial o Maracatu de Baque Virado, fundado em junho de 2014 no Bairro Castelo Branco em João Pessoa/PB. O grupo surgiu a partir de oficinas abertas de Maracatu, como necessidade de formação e iniciação de seus integrantes e com o objetivo de difundir a cultura popular dentro da comunidade local.

O Maracastelo pede licença e proteção para brincar o maracatu com respeito às nações e todos que carregam a sua tradição, carregando em seu baque a identificação com a cultura afro-brasileira. O grupo canta toadas tradicionais, bem como composições autorais e cumpre sua missão de brincar e fazer outros brincarem e vivenciarem a cultura que é viva.

Desde 2014 o coletivo oferece atividades gratuitas e abertas ao público em parceria e diálogo intenso com mestres, brincantes e grupos de variadas expressões da cultura popular em rede com entidades e instituições da sociedade civil, comunidades, agentes comunitário-culturais e comunidade acadêmica. Tais ações vêm impactando de forma significativa o cenário da cultura popular da cidade de João Pessoa e do estado da Paraíba.

A apresentação artística do Maracastelo consiste numa representação do cortejo do Maracatu de Baque Virado ou Maracatu Nação. Com os personagens da corte real como baianas ricas, condessas, rei e rainha e as catirinas que dançam no ritmo dos baques tocados freneticamente por seus batuqueiros. Luanda, malê, martelo, baque de parada e arrasto são alguns dos ritmos tradicionais do Maracatu puxados por Angela Gaeta, mulher, que com muita energia dedicação mestra a percussão. 

Atualmente (2020) quarenta pessoas de diferentes idades e estilos, compõe o grupo artístico. Além das levadas tradicionais, o Maracastelo traz as convenções e “breques” (sotaques musicais) característicos da Nação Estrela Brilhante do Recife que apadrinha o grupo. Cantam as loas* (músicas) tradicionais (de domínio público) e toadas autorais. O grupo que em sua performance traz toda a diversidade de seus integrantes, paraibanos e também advindos de outras localidades na sua estética e energia que contagia a todos. Por esse motivo também inclui em sua apresentação, a brincadeira do Jongo do Sudeste, por sua relação com a comunidade jongueira Dito Ribeiro.

PRINCIPAIS APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS 2018 /2019 /2020

Janeiro de 2018: Exibição do Documentário Caminhos do Coco no evento com a presença das Mestras Vó Mera e Mestra Ana Rodrigues. 

Fevereiro de 2018: Participação da programação cultural do carnaval do Recife, junto a Nação de Maracatu Estrela Brilhante do Recife.

Março de 2018: Tambores da Paz – Dia Estadual da Cultura Afro-Paraibana, João Pessoa/PB Arrastão Movimento Ocupe o Rio Gramame, em parceria com a Escola Viva Olho do Tempo. Arrastão junto ao Movimento Negro da UFPB em protesto a morte de Marielle Franco. 

Novembro de 2018: V Mês da Consciência Negra Maracastelo. – V Arrastão da Consciência Negra Maracastelo. Castelo Branco, João Pessoa. 

Janeiro de 2019: Abertura do Festival de Verão Mares de Conde. Jacumã, Conde/PB.

Fevereiro de 2019: Batuque de Pólvora – João Pessoa/PB.

Março de 2019: Carnaval de Poesia – Conde/PB Carnaval de Recife junto a Nação de Maracatu Estrela Brilhante do Recife, Recife/PE Tambores da Paz – Dia Estadual da Cultura Afro-Paraibana, João Pessoa/PB Ocupe O Porto do Capim, João Pessoa/PB.

Junho de 2019: Apresentação na Casa de Cultura Vó Mera. 

Agosto de 2019: João Pessoa 434 anos – João Pessoa/PB Apresentação na Escola Cidadã Integral Francisca Ascensão Cunha.

Setembro de 2019: Congresso de Ciências Sociais da UFPB Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) – Sousa/PB. 

 Outubro de 2019: Casa de Cultura Livre Olho D Água – João Pessoa/PB (Apresentação de Maracatu e Jongo e roda de conversa). 

Janeiro de 2020: IX festival Janeiro Arretado – João Pessoa/PB.

Fevereiro de 2020: Participação da programação cultural do carnaval do Recife, junto a Nação de Maracatu Estrela Brilhante do Recife. Abertura do Carnaval Tradição de João Pessoa Muriçocas de Miramar – João Pessoa/PB (Folia de Rua – Bloco carnavalesco) Palco Verão Tabajara – João Pessoa/PB .

Fonte: Entrevista com Angela Gaeta por Ivanhia Kelly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *