O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 12/09/2016

Messina Palmeira Dias

Escritora e jornalista. Obras: Bairro do Miramar sua história seus moradores; Meu álbum de Pintura e Fantasia; Dedo mindinho, seu vizinho, maior de todos, fura olho, cata - piolho, entre outras.
Data de publicação: setembro 12, 2016

Naturalidade: Monteiro – PB

Nascimento: 18 de abril de 1956

Atividades artístico-culturais: Escritora e jornalista.

Email: messinapalmeira@yahoo.com.br

Contato: (83) 99332-1580

Facebook: https://www.facebook.com/messina.palmeira

Site: http://messinapalmeira.com.br/

Livros publicados:

Doriana e a escova azul, s/e, 1989, s/l;

Las descubiertas de maria Humaza – Tradução de José Aranha, SESC, 1993; s/I;

A história se repete, rato é igual a rato, SESC, 1991, s/I;

La história se repite, raton es igual a raton, s/e, 1993, s/I;

Meu álbum de Pintura e Fantasia, s/e, 1991, sI;

Dedo mindinho, seu vizinho, maior de todos, fura olho, cata – piolhos, s/e,1994, s/I;

A história do arco-íris, s/e, 1990, s/I;

L’hisoire de larc-en-ciel, Consulado da França (Recife), 1993, s/I;

De menino de engenho a escritor do mundo, FUNESC, 1996, João Pessoa, PB;

Caixa Econômica Federal: Sua História na Paraíba, 1996;

Bairro do Miramar, sua história, seus moradores, s/e, 1997, João Pessoa.

 

 

Messina Palmeira Dias apesar de ter nascido na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, ela também tem raízes do Alto Sertão da Paraíba, mais precisamente no município de Patos. O gosto pela escrita herdou dos seus pais. A sua mãe é a historiadora Balila Palmeira e o seu pai, o saudoso cirurgião dentista e ex-professor da UFPB, Manoel Quimidio Sobral. Estudou o primeiro grau no Colégio Nossa Senhora da Salete, e o segundo grau no Colégio Pio XI. Quando aprovada no concurso vestibular para a Universidade Federal da Paraíba cursou e concluiu em 1987.

Em 1976, trabalhou como assistente de produção do programa dominical Big Show do Bolinha, na Rádio Tabajara da Paraíba. Messina mudou-se para a capital da Paraíba, e começou a atuar como colunista social, na Revista Caderno de Turismo, no ano de 1998. E posteriormente iniciou a sua coluna Cartão Postal do Jornal União, e na Revista A Tribuna.

Messina dedicou-se às letras, literatura infantil, escreveu vários livros, dois deles traduzidos para outros idiomas. Publicou dois livros infantis, intitulados de “Meu Álbum de Pintura e Fantasia” e “Dedo mindinho, seu vizinho, maior de todos, fura bolo, cata piolho”. E escreveu junto com sua mãe a história da Caixa Econômica Federal na Paraíba, pela Grafisi, em 1996, e a História do bairro Miramar, João Pessoa, 1997.

A escritora participou de diferentes encontros, seminários e simpósios de cunho literários, alguns específicos de literatura infantil. E tem se dedicado a pesquisa histórica e científica.

Graduada em Pedagogia, e em Rádio e Televisão, a artista ao longo de sua trajetória no colunismo social, já passou pelos jornais O Norte, A União e, por vários anos, editou o caderno Magazine, no Jornal Correio da Paraíba. Messina foi colaboradora por dois anos no site Bobflash, e também no portal do jornalista Abelardo Jurema.

Messina Palmeira é diretora da Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica na Paraíba (Abime-PB), membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), da Federação Brasileira de Colunistas Sociais (Febracos) presidente da Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil na Paraíba (Libra), e também presidente da Confraria das Amigas Mulheres do Vinho da Paraíba.

Fundada em 2003, a Confraria das Amigas do Vinho da Paraíba (João Pessoa) partiu de sua iniciativa. “Comecei a me interessar por vinho em 1997, quando fiquei sabendo dos benefícios da bebida, e resolvi tomar diariamente uma taça no almoço e outra no jantar. A partir daí, me apaixonei pelo assunto e decidi fundar uma confraria”, afirma Messina Palmeira. As associadas reúnem-se todo mês. Além das degustações, visitas técnicas também fazem parte da rotina do grupo.

Messina Palmeira Dias reside em João Pessoa, e atualmente divulga acontecimentos políticos e socioculturais em seu blog. Trabalha como assessora de imprensa e colunista da Revista Premium do Sistema Correio de Comunicação. Ela também realiza festas, a exemplo da entrega do Troféu Maria da Penha.

Fontes:

http://www.messinapalmeira.blogspot.com.br/p/perfil_04.html

www.ihgp.net/biblioteca/index.php?item=10&pagina=52ihgp.net/guia_plaquetas.htm

http://www.flogao.com.br/zezitojp/65308054

http://www.programaolhoclinico.com.br/2007/02/messina-palmeira-jornalista-paraibana.html

http://correiodaparaiba.com.br/cultura/colunista-social-messina-palmeira-recebe-os-amigos-para-comemorar-aniversario/

http://www.academiadovinho.com.br/_confrarias.php

http://www.chezfrance.com.br/blog/mulheres-e-vinhos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *