O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 06/10/2016

Grupo Iakekan

O grupo dar voz aos “gritos libertários de emancipação”. Formado por professores e alunos das diversas graduações em Música da UFPB e da Pós-graduação em Etnomusicologia.
Data de publicação: outubro 6, 2016

Município: João Pessoa – PB

Iakekan é uma palavra indígena que significa “o som do céu”. Trata-se de um nome muito apropriado para descrever o grupo musical formado por professores e alunos das diversas graduações em Música da Universidade Federal da Paraíba e da Pós-graduação em Etnomusicologia (UFPB).

O grupo começou com Fernando, professor aposentado de educação musical, Alice Lumi e alguns alunos. “Parece que todo mundo se entusiasmou com a proposta e uma coisa que ia ficar somente em uma apresentação… acabou que nós demos continuidade ao trabalho”. Diz Alice.

Yakekan conta com exímios profissionais da música, como Paulo Ró e Maria Juliana. Retoma os princípios que fundamentavam o Grupo Etnia, trio musical típico sob a liderança de Alice Lumi, e o Grupo Tarancón. A intenção desses conjuntos era pesquisar e divulgar a diversidade de sons e ritmos latino-americanos ou, conforme a belíssima metáfora de Alice Lumi, retomar a “paisagem sonora da América Latina”.

O grupo fomenta o ardente objetivo de dar voz aos “gritos libertários de emancipação” da tradicional América Latina, manifestando a influência de compositores como Violeta Parra, Victor Jara e Mercedes Sosa. A sonoridade conta com a expressividade de instrumentos típicos da América do Sul, como as flautas e percussões andinas, a quena, a tarca, o charango, o guitarrón. Dessa forma, pode-se abranger a diversidade musical do continente.

O Iakekan inclui em seu repertório músicas da cultura dos parakanãs, um grupo indígena tradicional do Tocantins, dos quilombos, refúgio dos escravos africanos e afrodescendentes no Brasil durante o regime escravocrata, dos quéchuas, um povo indígena da América Andina, e dos mapuches indígenas do Centro-Sul do Chile e Sudoeste da Argentina; ao lado de canções de compositores locais, da MPB e da Nueva Canción chilena e argentina.

O grupo foi contemplado pelo Fundo de Incentivo à Cultura do Governo do Estado da Paraíba e inclui ainda um projeto que estabelece duas oficinas de construção de instrumentos musicais. Seu evento mais celebrado foi o “Música e Minorias na América Latina”, em que apresentou uma seleção de cantigas e músicas instrumentais típicas da região.

Fontes:

http://espaco-experimental.blogspot.com.br/2015/10/grupo-musical-iakekan-inicia-nova-fase.html

http://www.significado.origem.nom.br/nomes/iakekan.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_Taranc%C3%B3n

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *