Naturalidade: João Pessoa – PB
Nascimento: 17 de março de 1964
Atividades artístico-culturais: Artesão, escultor e pintor.
Mirabeau Menezes desde o nascimento convive com as artes. Seu pai, Joaquim Ferreira, um renomado saxofonista, em muito incentivou o filho a adentrar no universo artístico. Mirabeau, inicialmente, trabalhou como talhador e escultor em madeira. Mas, foi no desenho e na pintura que esse artista inventou um estilo próprio, personalíssimo, eclético, misturando elementos do abstrato e do figurativo.
Além dos traços originais, Mirabeau embasa suas telas num perspicaz jogo de cores e texturas, elementos fortes de sua pintura, buscando retratar as vivências da Região Nordeste, mas de maneira que o momento retratado seja universalmente compreendido, universalmente sentido.
Mirabeau possui vasto um prestígio internacional. “Eu já viajei, já fiz exposição em parte da Europa. Fui a Portugal e Espanha. Tenho quadros também na exposição Brasil-Londres, em que foram artistas brasileiros para Londres. Eu tenho um currículo vasto, né? Mas eu acho, que o Rio e São Paulo foram na década de 1980. Agora eu estou propondo para 2016, fazer uma exposição numa galeria em São Paulo”, relata o artista, que possui mais de trinta anos de experiência no ramo.
Outros locais de exposições de Mirabeau: O Centro de Turismo e Lazer Sesc Cabo Branco, o Hall de Exposições da Energisa, em João Pessoa, e a Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Seu currículo conta também com o Prêmio Pirelli Pintura Jovem, que conquistou em 1985.
Para Mirabeau, “a arte é aquilo tudo que o homem expressa através da alma, do espírito. Ele precisa estar bem consigo mesmo; às vezes inquieto como Van Gogh, louco como Velásquez e doido como Francis Bacon”.
Fontes:
http://auniao.pb.gov.br/noticias/caderno_cultura/mirabeau-menezes-abre-exposicao-em-jp
http://artesvisuaisparaiba.com.br/artistas/mirabeau-menezes/
http://acidadeeahistoria.blogspot.com.br/2016/02/a-arte-como-fundamento-da-vida.html