Naturalidade: Recife – PE / Radicado em João Pessoa – PB.
Atividades artístico-culturais: Músico, maestro, arranjador e compositor.
Formação: Bacharel em Música, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialização em música do século XX e mestrado em regência coral pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Atividade – artístico cultural: Maestro
Atividades exercício – profissional: Professor de música
Principais obras: Acalanto; Apanhei-te c’a vaquinha; Ó mana deixa eu í; Modulus; Babando no cangote; Catiti’; Cairê, entre outras.
Antônio Carlos Batista Pinto Coelho nasceu na cidade do Recife, e aos 13 anos mudou-se para a capital paraibana, agregando valor ao meio cultural do estado. É conhecido como maestro Tom K. O artista demonstra total peculiaridade e perfeccionismo em seu trabalho como maestro, músico e regente.
Ao longo de sua carreira, o maestro compôs mais de 150 arranjos de Música Popular Brasileira (MPB) e escreveu três publicações para coro. Tom é o chefe do Departamento de Educação Musical da UFPB, e ainda professor de algumas disciplinas no curso de música da instituição.
Seu trabalho é reconhecido na cena da música paraibana e brasileira. Suas composições foram interpretadas por nomes reconhecidos regionalmente como: a pianista Raphael Funchal, os violinistas Luis Ricardo Queiroz, Jonathan Martins e Fábio Henrique, entre outros.
Em Setembro de 2016, o maestro foi homenageado pelo Projeto Sesc Partituras. Na oportunidade levou para a UFPB composições de Tom K integrando a programação de aniversário de 70 anos do Sesc. “Fico muito agradecido por ter sido lembrado”, declarou, o maestro.
Fontes:
http://auniao.pb.gov.br/noticias/caderno_cultura/projeto-sesc-partituras-homenageia-o-maestro-tom-k
http://zero83.com.br/noticia/projeto-sesc-partituras-destacou-as
https://www.sescpb.com.br/2016/index.php/component/k2/item/34-sesc-homenageia-o-maestro-tom-k
http://paraibaonline.net.br/projeto-sesc-partituras-destacou-as-composicoes-do-maestro-tom-k