O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 25/10/2016

Silvinha Xavier

Dançarina, coreógrafa, produtora cultural, arteterapeuta, arte-educadora e professora de dança do ventre.
Data de publicação: outubro 25, 2016

Naturalidade: Patos – PB                                                                           

Formação Artístico-Cultural: Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Paraíba(UFPB), Especialização em Arteterapia (UFPB) e Doutorado em Ciências Das Religiões (UFPB) todos com pesquisas em dança oriental. Dançarina profissional especializada em Dança Do Ventre.

Atividades artístico-culturais: Dançarina,  coreógrafa, produtora cultural, arteterapeuta, arte-educadora e professora de dança do ventre.

Atividade exercício – profissional: Professora de dança do ventre.

E-mail: silviaxis@hotmail.com

Instagram: https://www.instagram.com/silvinhaxavier_/

Silvia Xavier da Costa Martins, conhecida no meio artístico como “Silvinha Xavier”, iniciou seus estudos em dança do ventre em outubro de 1998, com a professora Alecsandra Matias, em João Pessoa (PB). Em 1999, passou a integrar o Espaço Shahrazad, administrado por Marta Farias. Em 2003, mudou-se para o Rio de Janeiro e seguiu seus estudos com a renomada professora Lulu Sabongi, uma das maiores referências da dança do ventre no Brasil. Nos anos seguintes, continuou seu aprimoramento com Nuriel El Nur, proprietária da Kasa Oriente, e outras professoras importantes, como Malak (SP), Mahaila el Helwa (SP) e Luciana Midlej (RJ), especializando-se em folclore árabe.

A artista participou de diversos eventos de destaque em sua carreira, tanto nacionais quanto internacionais. Esteve duas vezes no Egito, participando do festival Ahlan Wa Sahlan no Cairo, onde foi premiada em 2021 com o primeiro lugar na categoria Baladi Solo profissional, e em 2022, com o segundo lugar na categoria Folclore Egípcio Solo profissional. Além disso, recebeu prêmios significativos em festivais nacionais como Mercado Persa, Lúmina Qamar, Hathor Festival, Dançart, Camaçari Bellydance Festival, Bellytchê, entre outros, sendo a maioria deles na categoria de Folclore Árabe.

Atualmente, Silvia integra a Cia Yahliw, dirigida por Luciana Midlej e Adriana Almeida. Ao longo de sua trajetória, também fez parte de importantes companhias de dança, como o Grupo Shahrazad, o Grupo Tuareg de João Pessoa, o Kharis Bellytrio, a Cia Disney Camila Alcover, e o grupo de alunas de Mahaila el Helwa. Em 2022, foi selecionada para integrar a Cia Disney Camila Alcover, que realizou uma seletiva no Brasil para apresentar um espetáculo da Disney através do projeto Disney Performing Arts.

Além de sua atuação como dançarina, ela trabalha como produtora cultural desde 2015, sendo responsável por eventos como “Noites de Danças Orientais de Cabedelo”, “Dance com Cheirosa Paraíba”, eventos da Esfera Cultural e shows de Lily Sanfoneira, sua filha.

Entre suas apresentações mais recentes estão participações em eventos como o Mercado Persa (SP), o Baladi Congress (BA), o Lúmina Qamar (RJ), o Fael Rabelo Convida (SP), o Festival Shimmie, e o ENEDO (RN). Silvia também possui formação acadêmica avançada, com Doutorado em Ciências das Religiões pela UFPB, sempre direcionando suas pesquisas para a Dança Oriental.

Fonte:

Inventário/Entrevista/Jaqueline/Lucélia/ParaíbaCriativa/SilvinhaXavier/

*Atualizado por Analu Vieira em outubro de 2024. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *