O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 08/11/2016

Oxent Groove

Uma banda reconhecida pelo seu som tipicamente nordestino, com pegada de guitarra pesada. Releituras inovadoras de músicas de raiz, que são consideradas clássicas.
Data de publicação: novembro 8, 2016

Município: Campina Grande – PB

Ano de fundação: 2006

Formação atual: Vangelis Siqueira (acordeon); Silvio Silva (guitarra); Waldenor Fonseca (baixo); e Jairo Drums (bateria).

Estilo Musical: Instrumental e o forró com uma linguagem mais moderna.

E- mail: oxentgroove@hotmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/oxentgroove

A Oxent Groove é uma banda reconhecida pelo seu som tipicamente nordestino, com pegada de guitarra pesada, fazendo releituras inovadoras de músicas de raiz, que são consideradas clássicas.

O grupo atribui arranjos diferentes nas músicas, incrementando outros instrumentos e oferecendo uma excelente fusão de estilos e gêneros musicais. O repertório é formado basicamente pelo “forró tradicional”, unido a uma linguagem mais moderna, sendo assim um prato cheio para os amantes da música.

O ouvinte é levado para uma atmosfera, no qual se tem várias referências de grandes artistas nordestinos, como: Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca, entre outros. O diferencial é o blues, chorinho e até mesmo a música clássica.

A Oxent Groove surgiu com a proposta de realizar um trabalho inovador: músicas apresentadas com uma nova roupagem, arranjos criados pelo grupo como se fizesse uma releitura da obra de arte, o que aconteceu em seu primeiro CD “Fusão Nordestina”, gravado ao vivo no Campina Jazz Festival em 2005.

A banda formada há dez anos, já participou de vários eventos e festivais, a exemplo, do Abreu e Lima Instrumental e Campina Jazz Festival, chegando a dividir o palco com Wagner Tiso e Vitor Bibleone.

Em 2010, o Oxent Groove conquistou o segundo lugar no Templin Recife Jazz Festival e no VI Festival de BNB de Música Instrumental.

Em 2014, o grupo gravou o DVD Oxent Groove “Os 4 Cabras”, um projeto que tem a direção de Anderson Ferreira Gomes, com orientação de Carlos Alan Peres, e tem como apoio a Universidade Federal de Campina Grande e a Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UAAMI).

No final de 2015, participaram do Festival Sabadinho Bom, tocando músicas de seus CD ao vivo “Os 4 Cabras”, mix de todo o DNA de forró raiz de seus componentes.

A banda paraibana Oxent Groove se destaca pelo modo em que cria um ambiente aconchegante tipicamente nordestino, mas não deixando de lado a jovialidade. Não importa muito qual o seu groove ou em que frequência de som se vive, porque todo bom nordestino expressa “oxente” em qualquer ritmo.

Fontes:

www.myspace.com/oxentgroove

https://docs.google.com/document/d/10BQuIfl-cxj_ZyzRnGMn2ksHolt-NqsuNtWeBnsY5UU/edit?hl=en&pli=1

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/oxent-groove-faz-releitura-de-classicosdo-forro-no-instrumental-desta-quinta/

https://www.facebook.com/oxentgroove?fref=ts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *